Aspirantes intendentes realizam visita instrucional na região amazônica
Os aspirantes intendentes da turma Hares realizaram, entre os dias 20 e 22 de junho, uma visita técnica na cidade de Belém do Pará (PA). A visita faz parte do Estágio Prático de Intendência (EPAINT), e teve como objetivo principal o aprimoramento do conhecimento dos Aspirantes da logística aplicada na Região Amazônica.
A comitiva conheceu os trabalhos realizados pela COMARA (Comissão de Aeroportos da Região Amazônica) na Região Amazônica, onde a comitiva assistiu palestras referentes às obras realizadas, bem como ao uso dos modais de transporte aéreo, fluvial e terrestre no apoio logístico da região.
Nesses 54 anos de atividade, a Comissão foi responsável pela construção e recuperação de 203 obras de reformas de instalações aeroportuárias e vias públicas. “Os desafios que a FAB enfrenta para atuar na região amazônica revelam a grandeza dessa Força”, ressaltou o Aspirante Intendente Leonardo Neves. Com suas atividades, a COMARA dá apoio a diversos órgãos federais, como quartéis de fronteiras do Exército, Marinha, FUNAI e SUDAM.
Na oportunidade, a comitiva participou, ainda da cerimônia de inauguração da pista de Tiriós. A região fica localizada na fronteira com o Suriname, a 930 kilômetros da cidade de Belém, possuindo como único modal de acesso o aéreo, sendo destacável a importância da Força Aérea na região e vital para soberania nacional. A presença do Exército Brasileiro na região reforça os laços de cordialidade e dever das Forças.
No último dia da viagem, a comitiva visitou o Porto Fluvial de Brucutu são produzidos rebocadores e balsas da própria FAB, tão surpreendente quanto importante devido à vasta extensão fluvial navegável da região e, ao final, conhecemos o Pavimac (Pavilhão de Maquinas da Comara), onde são manutenidos e guardados todo o maquinário pesado.