Após falhas, Pantanal deixa seus 3 aviões em solo
Aeronaves passam por manutenção, diz empresa .
RICARDO GALLO .
Novos problemas técnicos levaram a Pantanal a deixar em solo todos os seus três aviões ATR-42 ontem .
Ao menos cinco voos foram cancelados, e os passageiros, transferidos para outras companhias ou levados de ônibus aos seus destinos .
Um avião teve de voltar de Araçatuba (SP) sem passageiros por falhas no motor. Outro retornou vazio de Juiz de Fora (MG) por defeito no trem do pouso. O transponder (que identifica o avião para os controladores de voo) do terceiro está instável. O Juizado Especial Cível de Cumbica recebeu duas queixas de passageiros por cancelamentos.
A Pantanal disse que "algumas aeronaves estão passando por manutenção não programada e serão liberadas gradualmente, sempre dentro das especificações operacionais e de segurança".
A Folha apurou que a Pantanal pediu à TAM, que a comprou em 2009, para antecipar a aposentadoria dos ATR, prevista para o dia 31. A TAM se recusou, pois passagens já foram vendidas - oficialmente, ela não confirma.
Os pilotos disseram estar com medo de voar. "Quando eu recebo um avião liberado pelo mecânico, tenho que voar. Só que você voa e dá problema", disse um deles.
Ao menos 6 dos 30 pilotos de ATR pediram licença médica nesta semana. Outros três se demitiram. Um deles disse à Folha que a Pantanal está "negligenciando" a manutenção dos aviões. A companhia nega e diz que segurança é "prioridade".
A Anac informou que cancelamentos por problemas técnicos isentam de multa. A agência faz auditoria no departamento mecânico da empresa. Na semana passada, a Anac interditou um avião por falhas no transponder e no motor. No voo seguinte à liberação, o motor direito do ATR pegou fogo e parou.
Fonte: / NOTIMP