|

91% das companhias aéreas planejam investir em serviços móveis para passageiros em 2012

De acordo com a Airline IT Trends Survey 2011, pesquisa realizada anualmente pela SITA - empresa líder mundial em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea -, 91% das companhias aéreas planejam investir, no próximo ano, em serviços móveis para passageiros e 93% priorizam a tecnologia de virtualização. As perspectivas são positivas: 54% dos entrevistados pretendem aumentar o orçamento de TI e 29% esperam que permaneçam os mesmos. A Airline IT Trends Survey é uma análise independente, que conta com a participação de executivos de TI das 200 principais companhias aéreas do mundo, responsáveis pelo transporte de 57% do tráfego mundial de passageiro.

Em relação a 2010, 50% das companhias aéreas responderam que investiram em TI, 32% não alteraram a verba e 18% reduziram. De maneira geral, o investimento operacional em TI se manteve estável em 1,8%, o que representa o retorno à lucratividade nos últimos 12 meses, após dois anos de recessão.

Paul Coby, presidente do conselho da SITA, diz: "Eu vejo o investimento em TI como o parâmetro de confiança da indústria global de transporte aéreo. O número de passageiros e as receitas são crescentes. Por isso, estamos vendo companhias aéreas focar suas verbas em áreas que realmente fazem a diferença estratégica - como a de TI.

Os departamentos de TI estão oferecendo as principais iniciativas de transformação, utilizando aplicativos avançados para áreas como gestão de receitas e otimizando os fatores de carga. Virtualização e computação em nuvem vão ser cruciais para a eficiência de TI e os gestão de custos. Dentre os entrevistados deste ano, 93% planejam implementar tecnologias de virtualização. Os participantes também estão nos dizendo do seu sucesso com o impulso do tráfego e das vendas através de seus sites com melhorias correspondentes em vendas auxiliares e up-selling.

As companhias aéreas continuam a aumentar a proporção de bilhetes vendidos através dos seus canais de distribuição controlados diretamente e eu prevejo que 2011 irão vê-los ultrapassar a distribuição indireta, pela primeira vez. Se você extrapolar a tendência, em 2014, 58% dos bilhetes serão vendidos diretamente. Esta mudança irá reduzir a parcela de venda através de agentes de viagens online e de GDSs (tecnologia de distribuição hoteleira)”.

Ofertas de serviço móvel aos passageiros pelas companhias aéreas terão seu boom nos próximos três anos. Dentre os entrevistados, 91% planejam investir nessas ferramentas.

A prioridade são os serviços móveis referentes ao check-in, notificações sobre o voo, cartões de embarque eletrônicos e grade de voos. Companhias aéreas prevêem que, até 2014, 15% de todos os passageiros vão utilizar celulares para realizar o check-in.

Dentre os participantes, 85% das companhias aéreas já vendem (33%) ou planejam vender (52%) bilhetes através de telefones celulares até 2014, e a maioria quer estender a funcionalidade móvel para incluir modificações ou upgrades no bilhete e venda de serviços a bordo.

A pesquisa deste ano destaca como a distribuição de voos tornou-se um ambiente multicanal, reunindo quiosques e redes sociais, juntamente com celulares, como importantes canais de vendas emergentes: 70% das companhias aéreas já vendem ou planejam vender bilhetes através de quiosques e redes sociais até 2014. Atualmente, 19% vendem bilhetes através de quiosques, e 16% através de redes sociais.

Francesco Violante, CEO da SITA, diz: "A indústria do transporte aéreo tem sido rápida para aproveitar a revolução da mobilidade, que começou há três anos com a chegada dos primeiros smartphones 3G. O número de companhias aéreas com venda ativa de bilhetes através de celulares quase dobrou desde o ano passado e vemos planos claros de oferecer uma funcionalidade mais rica em forma de upgrades e modificações no bilhete.

A pesquisa confirma o interesse crescente em redes sociais como canais de distribuição. Com o aumento nos canais, ofertas de viagens precisam ser entregues aos passageiros de uma forma muito mais específica e personalizada, com base nas preferências dos viajantes e do contexto do canal usado. Isso se encaixa na estratégia das companhias aéreas de controlar de perto a distribuição, já que mais bilhetes estão sendo vendidos diretamente através dos sites de companhias aéreas e call centers”.

Hoje, 80% das companhias já têm ou planejam ter alguma presença em redes sociais e usam esse canal. "Promoção de produtos e serviços" tem o maior nível de implementação (41%).

A pesquisa também revela uma forte mudança para a adoção de alternativas de uso de quiosques self-service. Por exemplo, o número de companhias aéreas com quiosques de transferência de voo quadruplicou desde a pesquisa do ano passado; 11% já implementaram e 39% querem fazê-lo até 2014.

Sobre a SITA:

A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de vôo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em vôo,e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.46 bilhão (€1.07 bilhão), em 2010.

Sobre Orange Business Services

A Orange Business Services, marca da France Telecom-Orange dedicada aos serviços B2B, é uma integradora líder global de soluções de comunicação para as corporações multinacionais. Com a maior rede do mundo, sem costura para voz e dados, a Orange Business Services atinge 220 países e territórios com suporte local em 166. Oferecendo um pacote completo de serviços de comunicação que cobrem a computação em nuvem, de mobilidade empresarial, M2M, segurança, comunicações unificadas, videoconferência e banda larga, A Orange Business Services oferece o melhor da sua classe, uma experiência do cliente através de uma paisagem global. Milhares de clientes corporativos e 1,4 milhões de usuários móveis de dados dependem de uma plataforma dos serviços internacionais da Orange para a comunicação e realização de negócios. A Orange Business Services venceu quatro vezes na categoria de Melhor Operadora Global no World Communication Awards. Leia mais: www.orange-business.com

France Telecom-Orange é uma das operadoras líderes mundiais de telecomunicações, com 170.000 funcionários no mundo todo e vendas de 11,2 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2011. é a única marca do Grupo para os serviços de Internet, televisão e móveis na maioria dos países onde a empresa atua. France Telecom (NYSE: FTE) está listada na Euronext Paris (compartimento A) e na New York Stock Exchange.

Orange e qualquer outro produto ou serviço da Orange, nomes incluídos neste material são marcas comerciais da marca Orange Services Limited, Orange France ou France Telecom.

Fonte:
SITA








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented