Vulcão volta a afetar voos na Argentina
Vários voos sofreram ontem atrasos e cancelamentos nos dois aeroportos de Buenos Aires por causa da presença das cinzas do complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle no espaço aéreo, informou a "Associated Press". Como em outras ocasiões, desde que no dia 4 de junho o vulcão entrou em erupção, várias companhias decidiram suspender suas operações nos aeroportos Aeroparque, na capital argentina, e em Ezeiza, fora de Buenos Aires, para evitar riscos.
As cinzas vulcânicas contaminam os componentes eletrônicos das aeronaves e pode chegar a parar os motores durante o voo.
A Aerolíneas Argentinas, uma das principais empresas que operam na Argentina, cancelou os voos previstos para a manhã de ontem. Os voos afetados partiam do Aeroparque para as cidades de Esquel, Comodoro Rivadavia, Mar del Plata e Bahia Blanca.
A Aeropuertos Argentina 2000, concessionária de terminais aéreos na Argentina, informou em seu site que as "operações aéreas de alguns dos aeroportos de sua concessão sofreram várias mudanças devido às cinzas" emitidas pelo complexo vulcânico chileno.
A empresa também indicou que alguns dos voos atrasados em Ezeiza eram da American Airlines, procedente de Miami, da Delta, que vinha de Atlanta, e da Air Europa, vindo de Madri.
Entre os voos cancelados, estava um da British Airways, proveniente de Londres, outro da American vindo de Dallas, e um terceiro da Gol, que vinha de Santiago. A Gol informou, porém, que esse voo foi cancelado devido a uma manutenção preventiva. Segundo a empresa brasileira, os passageiros foram reacomodados em voos de outras companhias. A Gol acrescentou que não teve alteração na sua operação para Buenos Aires ontem. A TAM, que opera 16 voos por dia na Argentina, também informou que não teve problemas na sua operação para o país vizinho.
Os aeroportos de Bariloche e Neuquén, cidades a 1.630 quilômetros e 1.250 quilômetros de Buenos Aires, respectivamente, permanecem fechados por causa das cinzas do vulcão chileno.
Centenas de voos para a América Latina, Estados Unidos, Europa e Oceania foram cancelados em junho em diversos aeroportos nos países afetados no hemisfério sul por causa das cinzas vulcânicas.
Fonte: / NOTIMP