SITA lança versão móvel de solução que localiza bagagens extraviadas
Para tentar reduzir os atrasos na entrega de bagagem extraviada, a SITA, empresa líder mundial em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea, apresenta o WorldTracerWeb Mobile, serviço de rastreamento de bagagem através de dispositivos móveis. A solução permite que os funcionários da companhia aérea atendam os passageiros proativamente, registrando as reclamações nas salas de chegada, em esteiras de bagagem e áreas aduaneiras, que iniciam o processo para a devolução de bagagem aos passageiros no menor tempo possível.
O WorldTracerWeb Mobile da SITA também oferece aos agentes de bagagem a opção de consulta, em tempo real, um calendário com o horário de todos os voos diretos e conexões para todos os destinos do mundo. Com esta informação abrangente, eles podem selecionar a melhor e mais eficiente rota para conciliar a mala extraviada ao seu dono.
Uma análise realizada pela SITA indica que uma em cada oito bagagens que precisam ser devolvidas a um passageiro deve ser enviada em um voo de conexão, já que não há voos diretos e adequados disponíveis. Para melhor gerenciar este desafio, a SITA tem parceria com a Innovata, que fornece informações atualizadas da agenda para o sistema WorldTracer, tornando mais fácil a tarefa de localização de bagagens.
Ilya Gutlin, vice-presidente de soluções de aeroportos da SITA, diz: “Qualquer mala extraviada é indesejável; passageiros, companhias aéreas e aeroportos têm a mesma meta de obter a bagagem certa, no lugar certo e na hora certa. Quando os problemas surgem, a bagagem precisa reencontrar o passageiro o mais rápido possível. Atualmente, isso acontece, em média, em menos de 36 horas, mas as melhorias são bem-vindas. Com o WorldTracerWeb Mobile da SITA e os novos dados em tempo real de conexão da Innovata, os agentes podem registrar queixas de qualquer lugar, processar e redirecionar as bagagens atrasadas mais rápido.
A SITA concluiu com sucesso os pilotos do novo serviço em aeroportos por toda a Europa, incluindo o Aeroporto de Praga, que recebe mais de 11 milhões de passageiros por ano. Martin Sýkora, gerente de operações ICT do Aeroporto de Praga, diz: “A versão móvel amplia os recursos do WorldTracer em todo o aeroporto. Durante o projeto piloto de nossos agentes em Praga, eles foram capazes de oferecer pronto atendimento aos passageiros o que lhes permitiu o rápido registro da reclamação de bagagem. A flexibilidade do serviço significa que os funcionários podem ser alocados quando e onde são necessários para resolver qualquer extravio da bagagem e para reduzir o tempo de devolução das malas."
Embora venha ocorrendo uma queda na taxa de extravio de bagagem, nos últimos quatro anos, graças a uma melhor tecnologia e uma maior vigilância por parte dos aeroportos e companhias aéreas, houve um ligeiro aumento em 2010 devido a perturbações importantes como um resultado da nuvem de cinzas islandesa e tempo severo. Durante grandes rupturas, o sistema móvel da SITA permitirá aos funcionários das companhias aéreas sair dos balcões para oferecer assistência aos passageiros em esteiras e arquivos de reclamações e devolver rapidamente a bagagem. Isso elimina a necessidade de trazer qualquer extravio de bagagem para uma área central de triagem, reduzindo o nível de manipulação e de acelerando a devolução das malas a seus proprietários.
Desenvolvido pela SITA e co-patrocinado pela IATA, o WorldTracer é um serviço totalmente automatizado para extravio da bagagem perdida, baseado em um único, banco de dados compartilhado. Mais de 450 companhias aéreas e agentes de assistência em escala usamo WorldTracer em 2.200 aeroportos em todo o mundo para a localização de bagagens, agilizar e simplificar o processo de reivindicações e para localizar as bagagens extraviadas e levá-las ao passageiro da forma mais rápida e eficiente possível.
Sobre a SITA:
A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.
O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de vôo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 1.600 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.
A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em vôo,e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.
A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.49 bilhão (€1.07 bilhão), em 2009.
Fonte: SITA