|

SITA é a primeira a lançar serviços para a indústria de transporte aéreo em nuvem

A SITA, empresa líder mundial em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea, lança o SITA Desktop-as-a-Service (DaaS), tornando-se a primeira a oferecer serviços para a comunidade de computação em nuvem. Em abril, a SITA anunciou a construção de uma comunidade em nuvem com potencial de fazer com que a indústria de transporte aéreo economize milhões de dólares.

O serviço SITA DaaS permitirá que companhias aéreas e aeroportos acessem aplicativos, programas, processos e dados a partir de um data center central gerido pela SITA. Isso acontecerá de forma eficiente e simples através do uso de qualquer tablet, smartphone ou PC sem a necessidade de instalação de hardware local. Por exemplo, uma companhia aérea será capaz de fornecer a seus tripulantes escalas, e-mails e um número de aplicativos corporativos hospedados na nuvem e acessível a partir de qualquer dispositivo habilitado para a internet ao invés de fornecer laptops ou computadores com os programas instalados em cada um deles.

Ao acessar seus aplicativos na Indústria de Transporte Aéreo (ATI) em Nuvem, os usuários finais não verão nenhuma redução na capacidade de resposta que a infraestrutura pretende alcançar, que não é mais de 100 milisegundos de latência, quando os usuários estiverem operando seus aplicativos na nuvem. Isto é devido à presença global da infraestrutura, que inclui seis centros de dados, nos cinco continentes e é projetado para atender às demandas de operações mundiais da indústria de transporte aéreo. A SITA uniu forças com a Orange Business Services para construir essa infraestrutura em nuvem com alta performance global, que permite que ambos os parceiros possam fornecer um portfólio flexível, seguro e sob demanda para seus clientes.

Francesco Violante, CEO da SITA, diz: “Desde o anúncio do ATI Cloud, em abril, temos feito progressos rápidos para lançar nossos primeiros serviços. Nossa oferta inicial, o SITA DaaS, foi feito para revolucionar a forma como opera a indústria, oferecendo agilidade necessária para que as empresas possam enfrentar qualquer desafio.O SITA DaaS também tem o potencial de reduzir custos a partir da mudança do PC tradicional e do modelo de computação local.”

Aeroportos e companhias aéreas que adotarem o SITA DaaS vão perceber uma diferença imediata na forma como eles operam em termos de agilidade, eficiência e redução de custos. Fornecendo acesso a desktops virtuais na nuvem para seus funcionários e parceiros de operações terrestres, uma companhia aérea será capaz de adaptar rapidamente a TI para a expansão ou contração da rota, cancelamento de voos ou picos de tráfego, e com menor custo. Essas implementações normalmente levariam meses para serem concluídas, mas com a nuvem, todos os operadores do mundo inteiro poderão ter acesso as seus aplicativos instantaneamente.

No caso de um evento como uma erupção vulcânica ou neve pesada quando uma companhia aérea precisa aumentar rapidamente a sua capacidade de investigação dos clientes, centenas de novos usuários poderão ser criados no sistema e ter acesso a aplicações rapidamente. A instalação de um hardware específico não é mais necessária; ao invés disso, as pessoas podem se tornar habilitadas, trabalhando de casa ou na estrada, para servir os clientes de forma simples, rápida e econômica.

Violante acrescenta: “O lançamento do SITA DaaS reafirma o nosso compromisso com a construção da ATI Cloud. Ele também mostra para as empresas do setor de indústria aérea que desejam se beneficiar da computação em nuvem que a ATI Cloud é o caminho certo. Baseado numa infraestrutura segura e de padrão industrial compartilhado, ele fornece o custo e as vantagens de gerenciamento de serviços, com a proteção e segurança de uma nuvem privada e o nível de desempenho e confiabilidade necessários para operar globalmente."

uma forte demanda por computação em nuvem e para o SITA DaaS por toda a indústria de transporte aéreo. De acordo com a Airline IT Trends Survey 2011, 93% das companhias aéreas têm implementado ou planeja implementar os serviços de nuvem de computação até 2014. E 77% possuem algum plano para implementar um Desktop como um serviço até 2014. A Malaysia Airlines é uma das companhias aéreas que tem testado o novo serviço SITA DaaS.

Abdul Mutalib Ishak, Vice Presidente de Varejo e Distribuição da Malaysia Airlines, diz: “Realizamos um piloto bem-sucedido com o SITA DaaS que mostrou que será permitido a todas as companhias aéreas se tornar mais adequadas às necessidades dos clientes, sendo mais flexíveis e eficientes quando ocorrerem imprevistos. Ela vai permitir gerirmos alguns dos nossos desafios de negócios, como a criação de um call center virtual, abrindo ou movendo escritórios e permitindo que usuários temporários tenham informações de suporte para gerenciarem suas crises.Estamos em fase final de avaliação para dar início à implantação do SITA Daas”.

O SITA DaaS está atualmente com mais de 30 aplicativos certificados, incluindo o sistema Horizon para gestão de passageiros e SITATEX Client, aplicativo operacional de e-mail usado por 2.300 clientes em todo o mundo, bem como os aplicativos específicos de outras companhias aéreas. A SITA vai apresentar muitos outros aplicativos ao longo dos próximos meses com base na sua experiência de gerenciamento de cerca de 1,200 aplicativos no atual ambiente de uso comum. O próximo serviço a ser lançado na nuvem de transporte aéreo será o SITA Infrastructure as a Service (IaaS).

Sobre a SITA:

A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de vôo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em vôo,e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.46 bilhão (€1.07 bilhão), em 2010.

Sobre Orange Business Services

A Orange Business Services, marca da France Telecom-Orange dedicada aos serviços B2B, é uma integradora líder global de soluções de comunicação para as corporações multinacionais. Com a maior rede do mundo, sem costura para voz e dados, a Orange Business Services atinge 220 países e territórios com suporte local em 166. Oferecendo um pacote completo de serviços de comunicação que cobrem a computação em nuvem, de mobilidade empresarial, M2M, segurança, comunicações unificadas, videoconferência e banda larga, A Orange Business Services oferece o melhor da sua classe, uma experiência do cliente através de uma paisagem global. Milhares de clientes corporativos e 1,4 milhões de usuários móveis de dados dependem de uma plataforma dos serviços internacionais da Orange para a comunicação e realização de negócios. A Orange Business Services venceu quatro vezes na categoria de Melhor Operadora Global no World Communication Awards. Leia mais: www.orange-business.com

France Telecom-Orange é uma das operadoras líderes mundiais de telecomunicações, com 170.000 funcionários no mundo todo e vendas de 11,2 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2011. é a única marca do Grupo para os serviços de Internet, televisão e móveis na maioria dos países onde a empresa atua. France Telecom (NYSE: FTE) está listada na Euronext Paris (compartimento A) e na New York Stock Exchange.

Orange e qualquer outro produto ou serviço da Orange, nomes incluídos neste material são marcas comerciais da marca Orange Services Limited, Orange France ou France Telecom.

Fonte: SITA








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented