Rio Grande do Sul: Governo do Estado assume os estudos para novo aeroporto da região
Beto Albuquerque diz que estrutura pode ser construída com recurso de PPPs .
A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra) assumirá a condução dos estudos e projetos de viabilidade de instalação do Aeroporto Internacional 20 de Setembro, a ser instalado no Vale do Sinos. A decisão foi anunciada ontem pelo secretário Beto Albuquerque, que estava acompanhado do diretor do Departamento Aeroportuário, Roberto Barbosa de Carvalho Netto. A informação foi dada ao 5.º Comando Aéreo Regional (5.º Comar).
A medida tomada por Beto visa estudar a área que foi proposta ao governo, localizada entre Nova Santa Rita e Portão. “Comuniquei ao 5.º Comar que a Seinfra assume a responsabilidade para estudos e projetos de um novo sítio aeroportuário na região metropolitana”, informou o secretário em seu Twitter.
A necessidade de um novo aeroporto ocorre para atender a demanda em função do esgotamento do Aeroporto Salgado Filho, único do Estado na categoria internacional
O Aeroporto Internacional 20 de Setembro deve ficar localizado em uma área de 1,6 mil hectares entre Nova Santa Rita e Portão. O investimento seria de R$ 500 milhões a R$ 700 milhões
Em março, durante reunião em Canoas,o comandante do 5º Comar, major-brigadeiro-do-ar Flávio dos Santos Chaves, indicou que as pistas do novo aeroporto devem ser paralelas às do Aeroporto Salgado Filho, para evitar problemas no tráfego aéreo
Em abril, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) declarou a viabilidade técnica para a obra
O principal objetivo do estudo é criar uma via que desafogue o aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, por meio de um planejamento a longo prazo, que acompanhe o desenvolvimento do Estado. “É obrigação pensar o futuro, pois o nosso Salgado Filho enfrenta limitações”, disse o secretário, ao lembrar que o assunto também é pauta de abrangência do Plano Aeroviário e do atual Programa de Governo do RS.
“Vamos apresentar projeto para a Aeronáutica”
Ontem à noite, quando retornava de uma agenda na Universidade de Passo Fundo (UPF), o secretário Beto Albuquerque falou sobre a decisão para a reportagem do Jornal NH.
Por que o senhor tomou esta decisão?
Beto Albuquerque - Porque reconheci esta iniciativa organizada por entidades da região que apresentaram uma proposta inteligente. E ideias como essa são sempre bem-vindas pelo governo, pois ampliações do Salgado Filho sempre terão um impacto para Porto Alegre. Lá o espaço já está muito pequeno.
E qual o próximo passo a ser dado?
Beto - Vamos elaborar este projeto e apresentar para a Aeronáutica. Se aprovado, vamos em busca de recursos, que podem ser conseguidos por meio três alternativas: governo federal, grupos de empresários ou por Parceria Público-Privada (PPP). Para isso, já temos uma reunião agendada para a próxima quarta-feira, em Brasília, com representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC).
A ideia é construir o aeroporto entre Nova Santa Rita e Portão?
Beto - Sim. A proposta que recebemos é utilizar uma área de 1,6 mil hectares, ou seja, três vezes a área atual do Salgado Filho. Mas quero deixar claro que não se trata de uma obra a ser realizada em quatro anos, mas para 20 ou 30 anos. Aliás, se todas as medidas para desafogar o trânsito tivessem sido tomadas com antecedência, não teríamos esse caos nas rodovias.
Fonte: DIÁRIO DE CANOAS / NOTIMP