Paris Air Show: Encomendas Embraer: Sriwijaya Air, Kenya Airways, Air Astana, GECAS e Air Lease Corporation
São José dos Campos, junho de 2011 – A Sriwijaya Air, de Jacarta, Indonésia, assinou um acordo condicionado a documentação final para a aquisição de 20 jatos EMBRAER 190, com direitos de compra para outros dez aviões. O pedido foi anunciado no 49º Paris Air Show. O valor total do negócio, referido a preço de lista, é de USD 856 milhões, com base nas condições econômicas de janeiro de 2011, e pode alcançar USD 1,28 bilhão, se todos os direitos de compra forem exercidos.
Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial, destacou a importância da negociação. “Este é um endosso muito importante à capacidade de operação do EMBRAER 190 em uma região tão distinta como a Indonésia, onde a aviação tem se tornado um meio de transporte cada vez mais importante para conectar centros-chave de negócios e turismo em uma extensa área. Estamos satisfeitos que a Sriwijaya reconheça as excepcionais qualidades do E190 para concretizar sua estratégia.”
Os E190 da Sriwijaya Air serão configurados com 100 assentos em classe única. A companhia aérea identificou a necessidade de uma frota de aviões de 100 assentos para substituir alguns narrow-bodies e alcançar seus objetivos de expansão, adicionando novas freqüências nos mercados domésticos existentes e abrindo rotas diretas em toda a região.
“Selecionamos o EMBRAER 190 porque é a melhor aeronave que se encaixa na nossa estratégia de desenvolver vôos diretos em novos mercados que não são economicamente viáveis com aviões maiores”, disse Chandra Lie, CEO da Sriwijaya Air. “O excelente alcance, desempenho de pista e nível de conforto superior do E190 nos permitirão adicionar capacidade às rotas em desenvolvimento, melhorando, dessa forma, a satisfação geral dos passageiros em comunidades por toda a Indonésia. O novo modelo de avião também nos permitirá recolocar os aviões maiores em outros trechos, onde o tamanho é mais compatível com a demanda.”
A companhia aérea pretende operar os E190 a partir do seu centro de operações no Aeroporto Internacional Soekarno Hatta (CGK), em Jacarta, e outras importantes cidades, como Balikpapan, Makassar, Surabaya e Medan. O jato oferecerá à Sriwijaya Air a flexibilidade de operar rotas de até 4.260 km (2.300 milhas náuticas).
A Sriwijaya Air é o mais novo cliente da Embraer e se junta a outras dez companhias aéreas na região da Ásia Pacífico e China que selecionaram os E-Jets. Empresas aéreas no Japão, China, Taiwan e Austrália operam um total de 90 E-Jets. A Embraer fornece suporte e serviço abrangentes aos clientes do sudeste asiático em Changi, Singapura. As instalações incluem depósito de peças de reposição, simulador de vôo completo e modelo em tamanho real da cabine para treinamento de comissários de vôo.
Sobre a Sriwijaya Air
---
São José dos Campos, junho de 2011 – A Embraer e a companhia aérea queniana Kenya Airways assinaram uma Carta de Intenções, condicionada a acordo final, para a aquisição de dez jatos EMBRAER 190, durante o 49º Paris Air Show, na França. O negócio inclui opções para outros dez aviões EMBRAER 190 (E190) ou EMBRAER 170 (E170).
“A decisão da Kenya Airways de aumentar a sua frota de jatos EMBRAER 190 é uma ótima notícia. Estamos satisfeitos com mais essa demonstração de confiança por parte da maior operadora de E-Jets na África subsaariana”, disse Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “A expansão da frota de E-Jets da Kenya Airways comprova a confiabilidade e a eficiência que estes jatos oferecem às empresas aéreas e demonstra a versatilidade, economia e desempenho desta família de aeronaves.”
Com esta encomenda, o número total dos E-Jets adquiridos pela Kenya Airways pode chegar a 20, considerando as aeronaves adquiridas diretamente da Embraer ou por meio de empresas de leasing.
O jato E190 da Kenya Airways será configurado em duas classes, com 96 assentos: 12 na executiva e 84 na econômica. As entregas estão programadas para começar no segundo semestre de 2012. Como a primeira operadora de E-Jets na África, desde 2006, a empresa aérea opera cinco E170 e dois E190 por meio de acordos com empresas de leasing. Mais três jatos E190 ainda deverão ser entregues este ano e em 2012.
“Com a manutenção do nosso foco na expansão da nossa malha, com rotas mais longas a partir do centro de operações em Nairóbi, a aquisição de novos jatos EMBRAER 190 é essencial para a nossa estratégia de crescimento”, disse Dr. Titus Naikuni, Diretor-Geral do Grupo & CEO da Kenya Airways. “O jato E190 se encaixa bem na nossa estratégia de expansão, oferecendo uma oportunidade de ampliar nossa malha aérea e aumentando nossas freqüências além da oferta atual, ao mesmo tempo que fortalece nossa prioridade de conectar a África ao Mundo e o Mundo à África, por meio do centro de operações no Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta.”
O EMBRAER 190 é o terceiro de quatro integrantes da novíssima família E-Jets de jatos comerciais da Embraer e entrou em operação em agosto de 2005. O jato pode ser configurado em uma ou duas classes, acomodando de 98 a 114 passageiros em uma confortável configuração com dois assentos de cada lado do corredor, sem poltronas do meio, e pode voar até 4.450 km (2.400 milhas náuticas) sem escalas.
Sobre a Kenya Airways
A Kenya Airways, o Orgulho da África, opera a mais moderna frota na África e é a empresa aérea estatal da República do Quênia. Possui atualmente 32 aeronaves e voa para 54 destinos na África, Europa, Oriente Médio e Extremo Oriente. Os renomados serviços de bordo oferecidos incluem um assento totalmente reclinável na classe executiva das aeronaves wide-body e a empresa está sempre entre as dez melhores do mundo. Recentemente, foi premiada pelo Africa Investor (AI) Tourism Investor Awards e declarada a Empresa Aérea do Ano na África. A Kenya Airways tem orgulho de liderar a conexão da África com o Mundo e do Mundo com a África por meio do seu centro de operações no Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta (JKIA). Para mais informações, visite www.kenya-airways.com.
---
São José dos Campos, junho de 2011 – A Embraer e a companhia aérea Air Astana, do Cazaquistão, assinaram um contrato para a venda de dois jatos EMBRAER 190 no 49º Paris Air Show, na França. O negócio também inclui opções para outros dois aviões. O valor total da encomenda, referido a preço de lista, é de USD 85,6 milhões, com base nas condições econômicas de janeiro de 2011, e pode alcançar USD 171,2 bilhão, se todas as opções forem confirmadas. O início das entregas está programado para o primeiro semestre de 2012.
A Air Astana começou a operar vôos regulares em maio de 2002 e atualmente tem uma malha aérea que atende a 24 destinos domésticos e 27 internacionais a partir dos centros de operações (hub) de Almaty, Astana e Atyrau. A Air Astana tem uma frota de 24 aeronaves, todas operadas via leasing, e é membro da Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA). É a única empresa aérea do Cazaquistão que possui o certificado de manutenção de aeronaves Parte 145 emitido pela Agência Européia para a Segurança da Aviação (EASA). O foco da empresa é oferecer serviços com o mais alto nível de qualidade para atender às necessidades dos habitantes do Cazaquistão, país que tem uma das economias com a maior taxa de crescimento no mundo. A Air Astana é uma joint-venture entre o fundo cazaque Samruk-Kazyna (51%) e a BAE Systems PLC (49%). Para mais informações, visite www.airastana.com.
---
---
São José dos Campos, junho de 2011 – A Embraer e a companhia aérea Air Astana, do Cazaquistão, assinaram um contrato para a venda de dois jatos EMBRAER 190 no 49º Paris Air Show, na França. O negócio também inclui opções para outros dois aviões. O valor total da encomenda, referido a preço de lista, é de USD 85,6 milhões, com base nas condições econômicas de janeiro de 2011, e pode alcançar USD 171,2 bilhão, se todas as opções forem confirmadas. O início das entregas está programado para o primeiro semestre de 2012.
“É muito gratificante para nós ver a Air Astana expandir a sua frota de E-Jets apenas um mês após ter iniciado as operações com o EMBRAER 190”, disse Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “O mercado da Ásia Central tem um grande potencial de crescimento e é um privilégio ver a confiança da Air Astana na nossa família de E-Jets, que foi escolhida para desenvolver as rotas domésticas e regionais da companhia aérea.”
Desde o mês passado, a Air Astana opera dois jatos EMRBAER 190 por meio de um acordo de leasing com a Jetscape, Inc. A companhia aérea receberá mais duas aeronaves, uma em 2011 e outra em 2012, ambas via acordo de leasing com a Air Lease Corp. As duas novas aeronaves próprias anunciadas hoje aumentarão a frota da Air Astana para seis jatos EMRBAER 190.
“A Air Astana está seguindo sua estratégia de renovar a frota com aeronaves cujas quantidades de assentos complementarão eficientemente a frota de aviões narrow-body sem comprometer o conforto dos passageiros”, disse Peter Foster, Presidente da Air Astana. “O alcance, eficiência e tamanho do EMBRAER 190 são ideais para aumentar a oferta em algumas rotas de alta demanda e iniciar operações em novas rotas na Ásia Central, especialmente para o Uzbequistão, Tadjquistão e Quirguistão, bem como sul da Rússia e Geórgia.”
Os novos jatos EMBRAER 190 da Air Astana contarão com o apoio do programa Pool de peças de reposição, que oferece à companhia aérea acesso rápido a itens nos centros de serviços e de distribuição da Embraer, eliminando a necessidade de investimentos em estoques.
Sobre a Air Astana
---
São José dos Campos, junho de 2011 – A Embraer e a GE Capital Aviation Services (GECAS), empresa de leasing e financiamento de aeronaves da General Electric, fecharam um acordo para incluir a compra de mais dois EMBRAER 190 ao contrato original assinado pelas empresas. O anúncio foi feito no Paris Air Show, na França. A entrega do primeiro avião está programada para o quarto trimestre de 2012. A GECAS tem atualmente 93 E-Jets de todos os modelos operados via leasing por 15 empresas aéreas em todo o mundo.
“A GECAS é uma importante cliente e parceira da Embraer que tem facilitado a operação dos E-Jets em todo o mundo”, disse Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Temos a satisfação de ver a GECAS aumentar o seu número de E-Jets.”
O Presidente e CEO da GECAS, Norman Liu, disse “temos apoiado o programa de E-Jets desde o início e reconhecemos antecipadamente o potencial de longo prazo desta família de aeronaves da Embraer. Temos a satisfação de anunciar estas novas adições à frota da GECAS.”
Sobre a GE Capital Aviation Services (GECAS)
A GE Capital Aviation Services (GECAS) é uma empresa líder global no leasing e financiamento de aeronaves comerciais, com mais de 1.800 aeronaves próprias gerenciadas, 25 escritórios e cerca de 245 clientes em 75 países. O compromisso de longo prazo da GECAS com a indústria de aviação inclui o desenvolvimento de infraestrutura para fomentar e garantir o crescimento contínuo e se estende ao financiamento de motores para jatos e soluções para peças de aeronaves. A GECAS oferece um amplo portfólio para as empresas de aviação, incluindo leasing e empréstimo securitizado de aeronaves para transporte de passageiros, jatos regionais e aeronaves para transporte de cargas, serviços de leasing e financiamento de motores, soluções de peças para aeronaves e financiamento para aeroportos.
---
São José dos Campos, junho de 2011 – A Embraer anunciou um aditivo ao contrato de venda original assinado com a Air Lease Corporation após o Farnborough Air Show, ano passado. O contrato original contemplava 15 ordens firmes de EMBRAER 190, mais cinco opções. A Air Lease confirmou estas cinco opções e encomendou mais cinco aeronaves. Hoje, a empresa adiciona outras cinco ordens firmes de E190 e o contrato atual com a Embraer passa a totalizar 30 E-Jets: 25 E190 e cinco E175.
Criada em 2010, a Air Lease Corporation (NYSE: AL) é uma empresa de leasing de aeronaves com sede em Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, que possui companhias aéreas clientes em todo o mundo. A ALC e sua dedicada e experiente equipe de profissionais estão focados principalmente na compra e leasing de aeronaves comerciais para companhias aéreas parceiras em todo o mundo, oferecendo aviões customizados e soluções de financiamento. Para mais informações, visite www.airleasecorp.com.
Fonte:
---
São José dos Campos, junho de 2011 – A Embraer anunciou um aditivo ao contrato de venda original assinado com a Air Lease Corporation após o Farnborough Air Show, ano passado. O contrato original contemplava 15 ordens firmes de EMBRAER 190, mais cinco opções. A Air Lease confirmou estas cinco opções e encomendou mais cinco aeronaves. Hoje, a empresa adiciona outras cinco ordens firmes de E190 e o contrato atual com a Embraer passa a totalizar 30 E-Jets: 25 E190 e cinco E175.
As ordens firmes de E-Jets ultrapassaram a marca das mil unidades. Estas aeronaves contam com 60 clientes em 40 países. Com mais de 750 entregas em sete anos desde a entrada em operação da primeira aeronave, a família de E-Jets é um dos três mais bem-sucedidos programas na história da aviação comercial.
Os E-Jets da Air Lease Corporation serão operados por clientes de cinco países: a Alitalia, da Itália, tem dez aeronaves; a TRIP Linhas Aéreas, do Brasil, seis; a Bulgaria Air, da Bulgária, quatro; a Kenya Airways, do Quênia, três; e a Air Astana, do Cazaquistão, duas. O destino das outras cinco aeronaves não foi revelado.
Steven Udvar-Hazy, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Air Lease Corporation, explicou o motivo do pedido adicional da Embraer. “Nossa nova encomenda de E-Jets é reflexo da forte demanda que continuamos a ter das companhias aéreas em todo o mundo. Com mais de mil ordens firmes e uma crescente base de clientes em todos os continentes, vemos os E-Jets exercendo um importante papel na expansão da nossa frota nos próximos anos.”
Durante uma conferência de imprensa realizada no 49º Paris Air Show, na França, o Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial, Paulo César de Souza e Silva, disse “a ALC optou pelos E-Jets em Farnborough, ano passado, quando a empresa possuía menos de um ano de vida. Estamos honrados que Udvar-Hazy tenha triplicado a encomenda inicial no aniversário de um ano do primeiro negócio. Estamos satisfeitos com a parceria com a ALC e continuaremos oferecendo soluções para adequar o tamanho das frotas para mais clientes em todo o mundo, com um produto moderno e eficiente.”
Sobre a Air Lease Corporation
Fonte: