Obras da pista do pentatlo militar entram em fase final
Com 500 metros e 20 obstáculos, a pista em formato de “S” está localizada em Deodoro (RJ) .
No próximo dia 20 de junho o Pentatlo Militar brasileiro vai ganhar uma das melhores Pistas de Progressão Militar (PPM) do mundo e que será palco da disputa da modalidade durante os 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011. Com 500 metros e 20 obstáculos, a pista em formato de “S” está localizada no 26º Batalhão de Paraquedistas, em Deodoro (RJ), ao lado do Ginásio de Esgrima.
Devido ao alto nível de exigência do CISM, o Conselho Internacional do Esporte Militar, a construção da PPM pode ser comparada com a de uma estrada, desde a fundação dos obstáculos, passando pela drenagem.
A pista possui um caimento de 2,5cm para os lados, para que a água da chuva escorra para as canaletas. O piso de borracha é da marca italiana Mondo, presente nas melhores pistas de atletismo do mundo. O material oferece durabilidade e favorece um melhor desempenho dos atletas. Haverá também dois pontos de tomada de tempo, um no meio e outro ao final do percurso.
“O know-how será usado nas construções de novas pistas no Brasil”, disse o Major Ferreira Pinto, Gerente do Pentatlo Militar nos Jogos Rio 2011, cuja equipe prestou suporte técnico para a obra.
No dia 22 os atletas que vão defender o Brasil nos 5º Jogos Mundiais Militares e os árbitros terão o primeiro contato com a pista. Entre os dias 27 de junho e 2 de julho será disputado um torneio envolvendo a equipe brasileira, AMAN, AFA, Escola Naval e a 26ª Brigada de Paraquedistas. Boa oportunidade para que os cerca de 650 lugares da arquibancada sejam ocupados.
Torneio na Finlândia
As equipes masculina e feminina de Pentatlo Militar do Brasil iniciam nesta segunda-feira, dia 13, a disputa do 50º Campeonato Nórdico, na cidade de Lahti, na Finlândia. São cerca de 130 competidores de 14 países: além do Brasil e dos anfitriões, vão competir Dinamarca, Noruega, Suécia, Áustria, República Tcheca, Estônia, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Rússia, Suécia, Venezuela e Letônia. A competição termina no dia 18.