|

Natal (RN) sedia encontro de chefes das Forças Aéreas das Américas

Aperfeiçoamento de ações operacionais com fins de ajuda humanitária é o tema central a ser discutido durante a 51ª Conferência dos Chefes das Forças Aéreas Americanas (CONJEFAMER) que se iniciou no dia 12, em Natal (RN), e acontece até o dia 17.

O evento tem por objetivo estreitar laços com as Forças Aéreas do Continente Americano, bem como fortalecer a cooperação militar entre os países participantes, buscar o desenvolvimento das Américas e promover a troca de experiências, principalmente para planejamento de ações de ajuda humanitária a serem tomadas em situações reais de desastre natural.

Durante a cerimônia de abertura da Conferência, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, falou da característica do Brasil como um país pacífico e da cooperação existente com os países vizinhos. “Esta Conferência é a demonstração do compromisso e determinação dos Chefes das Forças Aéreas Americanas de manter viva esta chama de cooperação, entendimento e amizade”, disse.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, ressaltou a importância do evento e da nova fase vivenciada pelo Sistema, considerada decisiva para o Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA). “Devemos promover e fortalecer a cooperação militar por meio do intercâmbio de experiências, o treinamento de pessoal e a discussão de questões de interesses mútuos”, disse.

Na 46ª CONJEFAMER, também realizada no Brasil, os Comandantes das Forças Aéreas decidiram promover um exercício com planejamento a longo prazo denominado Exercício Cooperación I. “Quando em 2006, presidi a quadragésima sexta versão desta Conferência, pude constatar a magnitude da obra da qual somos os responsáveis pelo alicerce. O Exercício Cooperación I, concluído em outubro de 2010, comprovou mais uma vez que estamos no rumo certo”, afirmou o Comandante da Aeronáutica.

Pela quarta vez, o Brasil é sede da CONJEFAMER. A Conferência faz parte do SICOFAA e terá sessões plenárias e executivas e reuniões bilaterais, nas quais as principais pautas são assuntos de interesse das Forças Aéreas das Américas, como: operações aéreas, recursos humanos, educação e treinamento, busca e salvamento e assistência em caso de desastre, controle de voos não identificados, informática e telecomunicações, logística, medicina aeroespacial, prevenção de acidentes aeronáuticos, ciência e tecnologia, direito aeronáutico e a doutrina do SICOFAA.

Participantes

Participam da 51ª CONJEFAMER comandantes das Forças Aéreas da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Outros dois países têm representantes observadores: Guyana e México. O Brasil sediou a CONJEFAMER nos anos de: 1964, 1987, 2006 e este ano.

A Força Aérea Brasileira participou com dois oficiais aviadores como Subsecretário Geral da Secretaria Permanente do SICOFAA: Coronel Aviador Julio Sadao Takamura em 1995, 1996 e 2011 e o Coronel Aviador Marco Aantonio Guasti em 2009 e 2010.

Manual de Operações Aéreas Combinadas

O Manual de Operações Aéreas Combinadas do SICOFAA visa a padronizar as ações a serem tomadas pelos países que integram o Sistema ante situações de desastres naturais, de modo que o apoio humanitário aconteça de forma eficaz quando um determinado país se vê afetado. O manual será submetido à analise dos comandantes dos países participantes do SICOFAA durante a CONJEFAMER. Para o Coronel Takamura, Secretário da CONJEFAMER, o manual tem grande importância para garantir a qualidade da ação conjunta das Forças e para estabelecer as diretrizes gerais a serem tomadas em um caso real. Outro meio de aperfeiçoamento das ações são os exercícios virtuais feitos por meio da utilização de softwares para comando e controle de aeronaves, que serão objeto de estudo a partir desta Conferência.

Fonte: Agência Força Aérea







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented