Militares da Força Aérea Brasileira se unem para celebrar a Páscoa dos Militares
A tradicional Páscoa dos Militares foi celebrada na sexta-feira (3/06), na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Cerca de 5 mil militares, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira (FAB), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, além da Guarda Municipal, escolares e fiéis se uniram ao ato de fé. Do domingo de Páscoa até a Festa de Pentecostes é considerado o Tempo Pascal, no qual se comemora a ressurreição de Jesus. Ao longo desses 50 dias, diversas Instituições e categorias profissionais celebram a sua Páscoa, explica o Coronel Capelão Milton Campos, do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR). “É o momento que os militares renovam sua fé, seus ideais de promover a vida como guardiões da paz, pois o militar se prepara para a guerra, para preservar a paz”, disse o capelão. “É importante que os militares mantenham essa tradição seja qual for sua religião, pois Deus é um só. Estamos muito felizes por termos tido a sorte de participar. Está lindo", afirmou Waldir.
A primeira Páscoa dos militares foi realizada no Campo de Santana, no ano de 1928, na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal. A FAB se integrou logo após a criação do Ministério da Aeronáutica. O Arcerbispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, lembra que o início da celebração foi uma iniciativa da arquidiocese do Rio de Janeiro que logo se espalhou para o todo o País com um único objetivo: “Louvar a Deus pela vida, pelo trabalho e para que sejam abençoados”, explicou.
Este ano, além da tradicional procissão de oferendas com o símbolo de cada Força Armada e Auxiliar, 29 alunas do Ballet Brasil, da Ilha do Governador, encantaram a todos os presentes com uma apresentação de abertura.
Católicas fervorosas, as irmãs Waldir, Nara e Uria, de 77, 81 e 85 anos, respectivamente, de São Paulo, ficaram maravilhadas com a surpresa quando chegaram na Catedral para uma visita turística.