Medalhas e tema musical dos Jogos Mundiais Militares são apresentados em Brasília
Não era preciso chegar muito perto para perceber o brilho. O formato, que remete ao mapa do Brasil, tem traço da inspiração do artista plástico Luis Henrique Peixoto Ferreira. Todas as luzes incidiram sobre elas, ainda sem peito a repousar, mas já vivas como os seus próprios significados de competição, amizade e união. Nesta quarta-feira, dia 1º, foram apresentadas em Brasília, as medalhas dos Jogos Mundiais Militares. Estiveram presentes autoridades das três Forças, além de atletas que sonham em fazer brilhar o valor do esporte e também conquistar vitórias e uma daquelas medalhas. A quinta edição dos Jogos Mundiais Militares acontece em julho, no Rio de Janeiro
“Achei a medalha muito bonita. Claro que estamos na expectativa de conquistar uma ou mais dessas”, revelou o Tenente Coronel Júlio Almeida, da FAB, uma das grandes esperanças brasileiras de medalha. Da mesma Força, a Tenente Roberta Luz disse que chegar entre os três primeiros é um grande sonho. “Mas sei que minhas concorrentes na carabina são muito fortes. Vamos fazer nosso melhor”. Os militares explicaram que o treinamento tem sido intenso nesses dias.
Outros atletas brasileiros também fizeram questão de chegar perto da medalha. Waleskinha, do vôlei, ou melhor, a Sargento Waleska, do Exército Brasileiro, imagina que a Seleção Brasileira terá as mesmas dificuldades como ocorre em Olimpíadas ou Liga Mundial. “Teremos nossas adversárias que sempre nos dão muito trabalho. Mas estamos treinando bastante. Agora é honra essa farda que já é uma segunda pele”. A nadadora Fabíola Molina, também Sargento, explicou que está honrada em vestir a farda e garante que os brasileiros podem ter grande expectativa de medalhas. “Podemos sim ter boas esperanças”. Da mesma forma, o triplista Jardel Gregório, da Marinha, disse que já está bastante feliz com a oportunidade de defender o Brasil no evento. “É um evento que o mundo inteiro quer vencer. Vamos trabalhar para conquistar essas medalhas”.
Além das medalhas, foi apresentada também em Brasília a música dos jogos, que tem o nome de “"Citius, Altius, Fortius", que tem cinco minutos de duração. A expressão em latim significa "Mais alto, mais rápido e mais forte". O autor, o Sargento PM-RJ Ricardo Ferreira, explica que a composição é dividida em três grandes estilos seguindo as ideias do título da música. O trabalho foi apresentado pela Sinfônica da Guarda Presidencial e incluiu militares das três Forças Armadas, além de policiais militares. “Estou muito orgulhoso de contribuir com esse grande evento”, explicou. Ao final, os militares testemunhavam que, a 45 dias dos jogos, cresce a expectativa. Ainda mais agora que o sonho já ganhou som e brilhos para inspirar todo o suor que está por vir.