IEAv posiciona a FAB na vanguarda da nanotecnologia
O Instituto de Estudos Avançados, seguindo na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento das tecnologias de futuro da Força Aérea Brasileira, informa que foi concluída a primeira tese de mestrado em Nanotecnologia, desenvolvida inteiramente em seus laboratórios.
A tese intitulada "Fabricação de nanopartículas de titânio em solução utilizando um laser de CuHBr" foi defendida com sucesso pela aluna Keila Beatriz Garcia Leite, no ITA, e teve como orientador o Dr. Milton Sergio Fernandes de Lima, pesquisador do IEAv.
As nanopartículas de titânio têm um amplo espectro de aplicações nos mais diferentes setores. Por exemplo, em cosméticos, marcadores biológicos, pastilhas de usinagem e no reforço por dispersão em revestimentos nanoestruturados. Esta última aplicação tem sido considerada no desenvolvimento de novos materiais para aplicações estruturais aeroespaciais. O estudo possibilitou criar um dispositivo que possa ser usado para a produção de nanopartículas de titânio, entre outros materiais, bem como caracterizar os materiais produzidos.