Especial: Bahia: Piloto de helicóptero tinha licença vencida
A licença de piloto do empresário Marcelo Mattoso de Almeida, 48, estava vencida desde julho de 2005, informou ontem o jornal "O Dia".
Ele comandava o helicóptero Esquilo PR-OMO, que caiu na sexta na praia de Itapororoca, em Porto Seguro (BA), com sete pessoas.
Quatro morreram e três estão desaparecidas: o próprio Almeida, Mariana Noleto, namorada do filho do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), e Jordana Kfuri, mulher do empreiteiro Fernando Cavendish, dono da construtora Delta e da aeronave.
O dado foi obtido por meio de uma consulta no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Com os números do CPF ou da licença de voo, é possível verificar as informações. Apesar de a página conter a foto de Almeida, a Anac não confirmou que o registro na internet é da mesma pessoa que pilotava a aeronave.
A agência só vai se pronunciar depois de receber o relatório da Aeronáutica.
Segundo a ficha apresentada na pesquisa, Almeida habilitou-se a pilotar quatro tipos de aeronaves de pequeno porte em 17 de julho de 2000, mas todas as licenças expiraram entre outubro de 2004 e dezembro de 2006.
O certificado de capacidade física emitido pelo Cemal (Centro de Medicina Aeroespacial) não era renovado desde 30 de agosto de 2006.
Equipes de busca encontraram ontem mais destroços do helicóptero que caiu no mar. A Marinha informou que foram encontrados um pedaço da carenagem (parte externa), um apoio de braço e um assento da aeronave, além de uma bolsa pertencente possivelmente a um dos passageiros.
A Marinha está vasculhando a região em busca dos desaparecidos, mas a pouca visibilidade atrapalha.
PARENTES DE CANTOR
Os corpos de Fernanda Kfuri, 35, e de seu filho Gabriel Kfuri, 2, foram enterrados ontem no cemitério São João Batista, no Rio. No enterro estava o vocalista da banda Biquini Cavadão, Bruno Gouveia, ex-marido de Fernanda e pai de Gabriel.
Fonte: / NOTIMP
---
Licença de piloto vencida há seis anos
Helicóptero pilotado pelo empresário Marcelo de Almeida caiu sexta, matando 4 pessoas. Três estão desaparecidas
Mário Bittencourt
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ontem que abrirá procedimento investigatório para saber como o piloto do helicóptero de que caiu em Trancoso, distrito de Porto Seguro, a 709 km de Salvador, extremo sul da Bahia, na noite de sexta-feira, Marcelo Mattoso de Almeida atuava sem licença de voo há seis anos. A irregularidade foi constatada pela reportagem no site da Agência de Aviação Civil (Anac).
Sete pessoas, sendo duas crianças, estavam na aeronave. Três corpos foram encontrados ainda na sexta. Uma pessoa foi salva, mas morreu no hospital ainda no sábado. Outras três – inclusive o piloto – ainda continuavam desaparecidas, informou o Corpo de Bombeiros de Porto Seguro.
A Anac informou que só se manifestará após o fim das apurações do acidente, a cargo do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2), com sede no Recife. O site da Anac, no setor de consulta de licenças, aponta que Almeida está com todas as quatro licenças de voo vencidas.
A licença do helicóptero que caiu, de prefixo PR-OMO, é a H350, que venceu em junho de 2005. Pelo site, é possível constatar ainda que o certificado de capacidade física de Marcelo está inválido desde agosto de 2006. As outras licenças que ele tinha pra voar são de aeronaves dos modelos BH06, (vencida em outubro de 2004), EC30 (dezembro de 2006) e RHBS (desde julho de 2005).
Toda vez que um piloto apresenta um plano de vôo tem de ser checada a situação da sua licença de pilotagem, cujo código é informado junto com o plano. “Talvez ele tenha informado algum código diferente. É uma situação que, sem dúvida, vai ser investigada e qualquer juízo de valor agora é precipitação”, declarou um tenente da assessoria da FAB, que preferiu não ter seu nome relevado.
A Marinha divulgou ontem à noite a informação de que um barco pesqueiro teria localizado o helicóptero. Lanchas e mergulhadores noturnos foram enviados ao local para checar a informação.
Ontem, as buscas passaram a ser feitas também com ajuda de um navio varredor, que possui um sonar de varredura capaz de identificar objetos no fundo do mar.
Além de Almeida, ainda não foram encontrados a empresária Jordana Kfouri Cavendish e Mariana Noleto, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio, Sérgio Cabral. Pai e filho ficaram o fim de semana em Porto Seguro e permanecerão mais dias na cidade, segundo informou a assessoria de imprensa do governador.
Fonte: / NOTIMP
---
BA: Aeronáutica investigará se houve fraude na queda de helicóptero
Diogo Dias Francisco Edson
A Aeronáutica investiga quem liberou o plano de voo do empresário Marcelo de Almeida, encerrado tragicamente com a queda no litoral baiano do helicóptero pilotado por ele e a morte de pelo menos quatro pessoas. Mantida em sigilo, a investigação tem o objetivo de detectar o controlador que teria autorizado o voo da morte e se houve falha durante a consulta ao banco de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), uma vez que a habilitação do empresário estava vencida e ele legalmente não poderia pilotar.
Coordenador da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis (BA), Evy Paternostro, afirmou que as informações sobre a licença para pilotar vencida serão fundamentais para as investigações da Polícia Civil sobre a queda do helicóptero Esquilo PR-OMO, na noite de sexta-feira, em Porto Seguro (BA). Quatro pessoas morreram e outras três estão desaparecidas, entre elas a namorada do filho do governador do Rio.
"Essas informações certamente vão nos auxiliar na apuração das possíveis causas da queda", afirmou Paternostro. Cópia da reportagem será anexada ao inquérito. A Anac preferiu não comentar ontem o teor da reportagem.
Dados falsos para liberar voo
Um dos principais objetivos da investigação da Aeronáutica é identificar quem liberou o plano de voo de Marcelo. Algumas hipóteses estão sendo apuradas. A primeira é de que o piloto teria informado dados falsos, dando número de habilitação de outro piloto, com validade renovada.
A outra é a possibilidade de a base de dados da Anac ter falhado na consulta feita pelo controle de tráfego aéreo. Ou, ainda, de que o empresário conheceria os agentes do controle do espaço aéreo local e avisou o plano de voo já decolando (por rádio ou telefone, o que é permitido) e nada sobre habilitação foi checado. Tal procedimento é irregular e abre processo investigatório contra o controle.
Como o empresário é bastante influente, ele pode ter avisado só para garantir sua segurança de voo. A Força Aérea Brasileira só vai se manifestar oficialmente, porém, quando a investigação for concluída.
Filho de vocalista é enterrado
Os corpos da jornalista Fernanda Kfuri, 35, e de Gabriel Kfuri Gouveia, 2, foram enterrados ontem no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Ex-mulher e filho do músico Bruno Gouveia, vocalista da banda Biquini Cavadão, eles estavam no helicóptero acidentado. Bruno só ficou sabendo da tragédia na manhã de ontem, quando desembarcou no Rio.
O enterro de Gabriel aconteceu sob forte esquema de segurança, inclusive com pelo menos seis homens armados, se dizendo policiais à paisana. Eles fizeram até varredura no local do sepultamento. Amigos disseram que o aparato era para evitar o assédio de jornalistas e fãs.
"Bruno está sofrendo muito. É o pior dia de sua história e precisa de privacidade", disse Carlos Coelho, guitarrista da banda. Personalidades e artistas, como a apresentadora Regina Casé, prestaram solidariedade à família.
Fonte: / NOTIMP
---
Destroços são encontrados na Bahia
Suspensas ontem, as buscas aéreas pelos desaparecidos na queda do helicóptero Esquilo, na sexta, nos sul da Bahia, serão retomadas hoje, com helicópteros da Aeronáutica e da Polícia Militar. Ontem, destroços foram encontrados.
No final de semana, foram enterrados os corpos de Fernanda Kfuri, 35 anos, do filho dela, Gabriel, dois anos, de Luca Kfuri de Magalhães Lins, três anos, filho de Jordana Kfuri, até ontem desaparecida, e a da babá Norma de Assunção, 49 anos. Além de Jordana, estão desaparecidos Mariana Noleto e o empresário Marcelo Almeida, que pilotava o helicóptero.
Fonte: / NOTIMP
---
Mergulhadores localizam cabine de helicóptero que caiu em Porto Seguro
Mergulhadores que estavam realizando operações de busca das vítimas do acidente aéreo em Porto Seguro localizaram, no início da noite deste domingo (19), a cabine do helicóptero que caiu no mar do litoral Sul da Bahia na noite da última sexta-feira (17).
De acordo com comunicado do Comando do 2º Distrito Naval, a confirmação da localização de parte da aeronave foi obtida às 20h30 e está a 250 metros da costa e a cerca de 10 metros de profundidade. Foi verificado, também, que a célula do helicóptero está bastante danificada, impossibilitando, até o momento, a verificação da presença de vítimas no interior da mesma.
Ainda segundo comunicado da Marinha, o período noturno e a baixa visibilidade da água dificultam bastante a ação dos mergulhadores, que devem continuar as buscas nas proximidades e no interior da aeronave com o nascer do sol.
Já a Força Aérea Brasileira (FAB) interrompeu as buscas depois de 5 horas de voo e mais de 350 quilômetros de área rastreada após o pôr do sol e deve retomar as buscas pelas três vítimas ainda desaparecidas na manhã desta segunda-feira (20).
As buscas tiveram início logo que o dia amanheceu no litoral de Porto Seguro, onde a aeronave caiu após decolar decolar do aeroporto de Porto Seguro com destino a um hotel de luxo em Trancoso. Continuam desaparecidos Mariana Noleto, namorada do filho de Sergio Cabral, governador do Rio de Janeiro, Jordana Kfuri Cavandish, irmã de Fernanda Kfuri e mãe de Luca Kfuri (mortos no acidente), e o piloto Marcelo de Almeida. Gabriel Kfuri Gouveia, de apenas 2 anos, filho de Fernanda com Bruno Gouveia, vocalista da banda "Biquíni Cavadão", também morreu no acidente.
Os corpos de Fernanda Kfuri e do filho foram enterrados por volta das 15h30 deste domingo (19) no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Já a babá baiana Norma Batista de Assunção, 49 anos, foi enterrada no município de Teolândia também na tarde de hoje.
Fonte: Portal Correio 24 horas / NOTIMP