Comissão de Aeroportos da Região Amazônica inaugura pista e residências em Tiriós (PA)
A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) realizou, na terça-feira (21/06), a inauguração da reforma e ampliação da pista de Tiriós, localidade que fica no estado do Pará, próximo à fronteira com o Suriname.
A pista foi totalmente recuperada e ampliada de 1.600 X 30 metros para 2.000 X 30 metros. Sobre a necessidade de uma pista naquele local, o Major Brigadeiro Odil explicou, em seu discurso, que a pista de Tiriós tem importante função na defesa do País, de apoio ao 1º PEF, e também, para levar cidadania aos nacionais que lá vivem: “Além de beneficiar a comunidade local, a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica está estabelecendo mais do que uma relação; estamos estabelecendo a ‘Presença’ brasileira numa localidade estratégica para a defesa do Território Nacional”.
A referida relação entre a Comissão e a longínqua Tiriós começou em 1978, quando a COMARA interveio na localidade pela primeira vez. Naquele momento, ela realizou a instalação do balizamento noturno no local que daria origem à pista atual.
Para conseguir com que a COMARA pudesse cumprir sua missão – projetar, construir e ampliar a pista de Tiriós, só em 2010, foram voadas 2.226 horas pelas asas das aeronaves C-95, C-97, C-98, C-105, C-130 e H-60. Isso se deu, pois, absolutamente tudo o que há em Tiriós foi transportado pelo modal aéreo, do mais simples prego ao mais complexo equipamento utilizado durante a obra, passando pelos recursos humanos e insumos diversos que vão desde o cimento ao material de subsistência.
Além das horas de vôo foi preciso realizar um extenso planejamento logístico, um controle estratégico e um acompanhamento intenso do que estava sendo construído, reforçar a integração com a comunidade local e com o Exército Brasileiro e criatividade, dedicação e empenho de todos os envolvidos com a missão.
Próprios Nacionais Residenciais
Fora a pista, a COMARA inaugurou ainda, a obra de construção de Próprios Nacionais Residenciais e da Insfraestrutura Básica do 1º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de Tiriós. Segundo o Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Carlos Roberto de Sousa Peixoto, impressiona ver a vila do PEF com as casas prontas. Ele conta que quando assumiu o comando em abril do ano passado, havia somente duas casas naquela rua e agora estão todas finalizadas e próprias para o uso. Para ele, “essas casas vão facilitar muito a vida dos militares que moram na localidade” e que agora poderão ficar mais próximos de suas famílias. Além das casas, a Comissão construiu uma garagem, a caixa d’água e a rede de iluminação pública da vila de residências.