Cinzas do Vulcão Puyehue completam volta ao mundo
As cinzas expelidas desde o último dia 4 pelo Vulcão Puyehue, no Chile, completaram na última sexta-feira (17/06) uma volta ao mundo. As informações foram divulgadas pela Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) do país e relatam que o material chegou, através do Pacífico, à Coyhaique, região sul chilena.
"A ponta da nuvem está mais ou menos em frente a Coyhaique, de acordo com o a movimentação dos ventos que monitoramos", afirmou o secretário-geral do Órgão, Pablo Ortega.
A volta ao mundo das cinzas já havia sido antecipada pelo diretor do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Semageomin) do Chile, Enrique Valdivieso, na última quarta-feira (15/06). Na ocasião, Valdivieso afirmou que ainda há a possibilidade de novas erupções no complexo vulcânico referente ao vulcão.
Justamente por isso, o alerta vermelho de número seis está mantido nos municípios de Futrono, Lago Ranco, Río Bueno e Puyehue, no sul do país. A nuvem de cinzas ainda avança sob uma velocidade de 100 km/h.
Por conta da nuvem de cinzas, diversos aeroportos da Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Uruguai, Chile e Brasil enfrentaram situações caóticas e tiveram muitos de seus voos cancelados.
Fonte: / NOTIMP