Choque de ordem remove 17 veículos na comunidade da Mangueira
Agentes demoliram oito construções que ocupavam as calçadas da comunidade .
A Seop (Secretaria Especial da Ordem Pública) realizou neste domingo (19) uma operação de choque de ordem no morro da Mangueira, ocupado durante a manhã pelas forças policiais. Agentes demoliram seis barracas que ocupavam as ruas na entrada da comunidade. Além de outras duas construções de alvenaria, que eram utilizadas como pontos de moto táxi. Cinco carros, um caminhão e 11 motos também foram rebocados por ocupação irregular. Durante a ação, a Seop retirou ainda 23 ligações clandestinas.
A ação da Seop na Mangueira será permanente e a partir da instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) será possível realizar a formalização dos comércios e serviços da região através do Alvará Já. O programa atua em comunidades pacificadas para incentivar as pessoas que trabalhavam na informalidade a se tornarem microempresários individuais, informou o secretário de Ordem Pública, Alex Costa.
- Demos início ao Choque de Ordem na Mangueira juntamente com a ocupação das forças policiais e ficaremos o tempo que for necessário para ordenar este espaço público e formalizar os comércios da região. Começamos a retirar carcaças de carros abandonados e construções que tomam as calçadas que são dos pedestres e outras irregularidades. As ações da Ordem Pública no Morro da Mangueira buscam trazer mais cidadania e qualidade de vida para os moradores.
Ocupação
A megaoperação para ocupar o morro da Mangueira, na zona norte do Rio, começou às 6h, segundo nota oficial da secretaria de Segurança Pública do Estado.
Helicópteros das polícias Civil e Militar sobrevoam a região. Muitos moradores acompanham toda a movimentação dos policiais pelas janelas das casas. Todos os acessos foram fechados ao trânsito.
De acordo com a secretaria de Segurança, homens do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha e da Polícia Federal também apoiaram a ação. A ocupação contou ainda com o Exército e com a Força Aérea Brasileira. No total, são mais de 750 homens das forças de segurança estadual e federal participando da operação.
Alemão e Penha terão UPP até fim do ano
A Secretaria de Segurança também informou que os complexos do Alemão e da Penha, na zona norte, devem ganhar nove UPPs até o fim do ano. Conforme revelou o general Adriano Pereira Júnior, do Comando Militar do Leste, em entrevista exclusiva ao R7, os PMs destas UPPs começarão a chegar à região no dia 31 de agosto e a pacificação deve acontecer em outubro.
Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública já implantou 17 UPPs: Santa Marta, em Botafogo; Cidade de Deus, em Jacarepaguá; Batan, em Realengo; Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme; Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo, em Copacabana/Ipanema; Ladeira dos Tabajaras/Cabritos, em Copacabana; Providência, na Zona Portuária; Fallet/Fogueteiro, em Santa Teresa; Prazeres/Escondidinho, em Santa Teresa; São Carlos/Mineira, no Estácio; Turano, no Rio Comprido; Salgueiro, Formiga, Andaraí e Borel, na Tijuca: Macacos, em Vila Isabel; e São João/Matriz, no Engenho Novo.
Fonte: / NOTIMP