|

Aeroviários ameaçam paralisar aeroportos do país



Tarso Veloso .

Trabalhadores aeroviários de vários aeroportos brasileiros prometem parar em breve. Um indicativo de greve da categoria foi definido em assembleias realizadas nos aeroportos Juscelino Kubitschek (DF), de Viracopos (SP) e Guarulhos (SP). O presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Francisco Luiz Xavier de Lemos, disse que os funcionários do Galeão (RJ) e Confins (BH) se reunirão nos próximos dias.

Os aeroportuários reclamam do modelo de concessão dos terminais dos aeroportos Juscelino Kubitschek, Guarulhos e Viracopos, anunciado pelo governo no fim do mês passado. Os trabalhadores reivindicam a participação na elaboração do edital de licitação, que deve ser publicado em dezembro.

Na tarde de ontem, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique e o presidente do Sina se reuniram em Brasília e não chegaram a um acordo.

Segundo Henrique, a reunião com o ministro mostrou que os trabalhadores não vão participar da decisão do modelo. "Só nos deram a oportunidade de dar sugestões e nós queremos influenciar no resultado final", disse. As principais reivindicações da categoria são excluir as classes C e D do aumento de tarifas nos aeroportos e rever a decisão da Infraero de ficar com os aeroportos deficitários e passar para a iniciativa privada os mais lucrativos.

No próximo dia 6, a CUT promove um dia nacional de mobilização. Um dos pontos é a luta contra o modelo proposto pelo governo, diz Henrique. "O governo deveria ter controle majoritário do capital, com mais de 51%. No sistema previsto, a Infraero terá até 49% podendo ter menos", disse.

Fonte: / NOTIMP

Foto: Andomenda








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented