Aeronáutica e ANAC renovam acordo de cooperação
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) renovaram, nesta quarta-feira (8), o Acordo de Cooperação Técnico-Operacional. O documento mantém o apoio de profissionais do Comando da Aeronáutica nas áreas de interesse da ANAC. Entre os serviços prestados para a agência, estão os de avaliação de aeronavegantes (psicofísica e exames de proficiência técnica) pelo Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL) e de inspeção da Aviação Civil (área em que trabalham os inspetores de aviação civil (INSPAC), que, entre outras atribuições, fazem a vistoria e a checagem das aeronaves das empresas aéreas da aviação comercial e de táxi aéreo). Com base no acordo firmado, poderão ser assinados convênios específicos.
“Os nossos profissionais da área de saúde têm muita experiência e o CEMAL não é só um avaliador de aeronavegantes, é um centro importante de pesquisa aeroespacial e espero que esta estrutura seja importante para a ANAC”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.
O Diretor-Presidente Interino da ANAC, Carlos Eduardo Magalhães da Silveira Pellegrino, enfatizou a importância da FAB para a Aviação Civil. A ANAC teve origem no antigo Departamento de Aviação Civil (DAC). “A Aviação Civil tem parte na ANAC e parte no Comando da Aeronáutica e não poderia ser diferente. Queremos que os dois lados trabalhem juntos. É disso que a Aviação Civil precisa”, afirmou o Diretor-Presidente Interino da ANAC, Carlos Eduardo Magalhães da Silveira Pellegrino.
Fonte: Agência Força Aérea