Programas Legacy 450 e Legacy 500 avançam conforme cronograma
Mais de 500 engenheiros da Embraer participam destes programas de desenvolvimento .
São José dos Campos, maio de 2011 – Os programas de desenvolvimento dos jatos midlight Legacy 450 e midsize Legacy 500 da Embraer avançam firme, agora na fase de Projeto Detalhado e Certificação (Detailed Design and Certification Phase – DDCP), com a participação de mais de 500 engenheiros da Empresa.
Um novo modelo do Legacy 500, em tamanho real, construído pela empresa austríaca List Components & Furniture GmbH, composto pela cabine de pilotagem, cabine dos passageiros e compartimento de bagagem traseiro, já está pronto. O interior utiliza aproximadamente 90% das peças da linha de produção, fabricadas pela Embraer e pelos fornecedores do programa.
A Revisão Crítica do Projeto (Critical Design Review – CDR) também foi concluída e o primeiro e o segundo protótipos do Legacy 500 estão sendo montados na sede da Empresa, em São José dos Campos, Brasil.
“É impressionante o avanço que as equipes do Legacy 450 e Legacy 500 registraram nos últimos meses. Diversas melhorias de estilo e conforto da cabine foram implementadas. Também temos dedicado muita atenção à robustez do projeto e à maturidade do produto. Nossa prioridade é entregar aos clientes as melhores aeronaves, com excelente conforto, desempenho, confiabilidade e características de manutenção”, disse Maurício Almeida, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva.
A fornecedora Honeywell está realizando testes de vôo com seus modernos motores HTF7500E, que incorporam as mais recentes tecnologias para o cumprimento dos requisitos de desempenho, com menor consumo de combustível, facilidade de manutenção, baixo custo operacional e reduzidos níveis de ruído e emissão de poluentes.
Diversas bancadas de ensaio estão em operação e realizam testes de integração e de maturidade. “Nossa plataforma Iron Bird acumula quase mil horas de testes, a fim de garantir a integração plena de todos os sistemas da aeronave, em especial o sistema de comando eletrônico de vôo, o fly-by-wire”, disse Ricardo Maltez, Gerente dos Programas Legacy 450 e Legacy 500. “Os testes de aviônica, tanto na Embraer quanto na Rockwell Collins, estão sendo realizados conforme o cronograma, atingindo as metas de projeto.”
O primeiro vôo do Legacy 500 deve acontecer no segundo semestre de 2011, conforme o planejamento. Reuniões para a certificação da aeronave estão em andamento com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA, e a Agência Européia para a Segurança da Aviação (EASA).
Fonte: