|

Operação Conjunta Amazônia 2011: Forças Armadas treinam sistema de comunicação

Como em uma guerra real, cerca de 4,5 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica realizam, desde o dia 23 de maio, operação conjunta em sete municípios e uma comunidade indígena da Amazônia. E, nesse teatro de operações, os militares treinam também o sistema de comunicação das três Forças. Desde a sala de direção do exercício, local onde são coordenadas as atividades realizadas, os militares unificam e aperfeiçoam a comunicação com a tropa.

Em videoconferência realizada na última quarta-feira (25), terceiro dia de operação, 10 comandantes conduziram o briefing do dia. Esses briefings, também batizadas pelos militares de “ritmo de batalha”, são reuniões diárias feitas com a finalidade de afinar a comunicação do comando com a tropa e com o público.

Os comandantes afirmaram, no briefing, que treinar o apoio logístico conjunto, aprimorando a atuação coordenada e eficaz das tropas, em conflitos convencionais no ambiente de selva, é o objetivo desta missão. “Temos que trabalhar logisticamente. E aqui na Amazônia as dificuldades dessa natureza são enormes”, afirmou o Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto da Operação Amazônia 2011, General Paulo Humberto Cesar de Oliveira.

A principal forma de comunicação nesta operação é via satélite. “A comunicação rápida, eficaz e fluida entre as Forças é um dos aspectos mais importante dessa operação”, disse o general, ressaltando a importância desse trabalho conjunto nas redes de comunicação.

Equipe de profissionais da área de comunicação das Forças abastece a página na internet criada para a operação (www.amazonia.defesa.mil.br). Cerca de 30 estudantes do curso de jornalismo de universidades de Manaus também se revezam neste trabalho. A Operação Conjunta Amazônia 2011 termina no dia 3 de junho.

Meios empregados
14 aviões da Força Aérea Brasileira (06 caças A 29; 02 C105; 01 C99; 01 KC137; 02 C130; 02 helicópteros H6OL); 08 helicópteros do Exército; 07 navios da Marinha, entre eles, um navio hospitalar, que irá realizar, ao longo da operação, ações cívico-sociais às comunidades ribeirinhas. Ainda 08 embarcações; 02 balsas e 02 rebocados/empurrado.

Operação Amazônia

A operação Amazônia 2011 é o décimo exercício desse porte realizado pelas Forças na região. A operação é um importante exercício de simulação de guerra. No teatro de operações, um país fictício invade outro país, na região de fronteira, onde a partir daí são desenroladas as ações conjuntas das Forças, visando manter a capacidade operativa das tropas no local.

Este ano, a operação será desenvolvida em uma área de aproximadamente 800 mil quilômetros quadrados, abrangendo os municípios de Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Yauaretê.

Estima-se que pelo menos 2 mil pessoas serão atendidas nas ações cívico-sociais promovidas, que servirão para fortalecer a presença do Estado e das Forças Armadas na região. Essas ações levarão atendimento médico e odontológico à população de localidades isoladas.

Além da operação na Amazônia, o Estado-Maior Conjunto da Forças Armadas, do Ministério da Defesa, planeja exercícios em outras regiões do país. Estão programadas para acontecer, até dezembro de 2011, operações conjuntas de intensificação da área de fronteira nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste
.

Fonte: Ministério da Defesa







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented