Método para redação científica é tema de palestra do IAE
O
Comitê Editorial do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM) do IAE promoveu, no dia 02 de maio, a palestra Método lógico para redação científica, com o professor da Unesp Gilson Volpato. O evento foi realizado no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Gilson Volpato é professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu. O professor e palestrante acumula mais de 25 anos de experiência sobre o tema redação científica, tendo já oito livros publicados sobre o assunto.
As suas ideias são sustentadas no livro Método lógico para redação científica, lançado no fim de janeiro. Dentre elas, a convicção de que a escrita deve se pautar pela lógica da pesquisa e não por costumes acadêmicos, considerando que a metodologia também é imprescindível no processo de produção da ciência.
Gilson chegou a um método lógico para a redação e sistematizou os seus pensamentos em uma espécie de manual prático que atende a um público variado, incluindo assuntos que abrangem desde a iniciação científica até a pesquisa internacional. Segundo o professor, a lógica deve ser usada não apenas na concepção e execução da pesquisa, mas também na produção do artigo, desde o título e a introdução.
Outra consideração do professor da Unesp e também tratada na palestra, foi a relacionada ao uso de paradigmas e conceitos que levam a erros e a incoerência lógica. “Deixe de lado as regras e reformule o pensamento para que se possa pensar audaciosamente”, enfatizou. “Somos contaminados com a forma de ver o mundo”.
