|

Instituto Embraer lança Centro de Educação Ambiental



Projeto ocupará 250 mil metros quadrados de área em São José dos Campos .

São José dos Campos, maio de 2011
– O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa lançou quinta-feira o Centro Embraer de Educação Ambiental Jequitibá. O projeto é uma parceria com as secretarias de educação e de meio ambiente do município de São José dos Campos, universidades locais e organizações não-governamentais. O objetivo é promover a conscientização ambiental dos estudantes da rede pública de ensino e contribuir com a qualificação profissional de professores e moradores da comunidade local.

Localizado na Estrada Velha Rio-São Paulo, no distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, o Centro Jequitibá ocupa uma área de 250 mil metros quadrados, o equivalente a 35 campos de futebol. O nome é uma homenagem a um jequitibá com mais de 500 anos existente em frente ao local. Uma antiga casa, que no passado foi sede da fazenda Galo Branco, será recuperada e servirá de apoio às atividades do centro. Uma nova construção, com cerca de 600 metros quadrados, será erguida para abrigar um auditório, salas de aula e áreas multi-uso.

“O Centro Jequitibá disseminará conhecimento sobre o meio ambiente de forma lúdica e integrada com a natureza, despertando o interesse de jovens e adultos”, afirma Pedro Ferraz, Diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. “Por meio de uma programação variada, com atividades práticas, pretendemos educar e conscientizar as pessoas sobre a importância do desenvolvimento sustentável.”

A previsão é de que o centro comece a funcionar até meados de 2012. As instalações incorporarão tecnologias sustentáveis, como a utilização de materiais de construção alternativos, geração e conservação de energia, reciclagem de materiais, entre outras. Quando estiver pronto, o Centro Jequitibá oferecerá visitas monitoradas, trilhas ecológicas, viveiro de mudas, hortas medicinal e aromática, e oficinas de formação e qualificação. No local, também serão plantadas algumas das 410 espécies originárias da região catalogadas pelo Museu da Flora Nativa, projeto da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos.

Fonte:







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented