Exposição de Botero chega a Curitiba com patrocínio da Avianca
“Dores da Colômbia” estará no Museu Oscar Niemayer
A partir de 18 de maio, o Museu Oscar Niemayer apresenta a exposição “Dores da Colômbia”, do artista plástico Fernando Botero, que reúne 67 obras do pintor colombiano, com trabalhos que envolvem pintura à óleo e desenhos do artista, numa temática diferente de sua linha tradicional. Em vez das bem humoradas figuras “gordinhas”, Dores da Colômbia retrata a visão da população colombiana durante os anos de violência, atentados e ações do narcotráfico. A exposição itinerante foi possível graças ao patrocínio da companhia aérea Avianca.
As obras, criadas entre 1999 e 2004, foram doadas pelo próprio artista ao Museu Nacional da Colômbia. Segundo Botero, “refletem um testemunho irracional da história colombiana”.
Fernando Botero é conhecido pelas formas gordas e bem humoradas de suas figuras humanas. O artista tem quase 80 anos e é considerado um dos mais importantes artistas plásticos latino-americanos da atualidade. Hoje, divide seu tempo entre Paris e sua cidade de origem, Medellin. Suas obras fazem parte de acervos de importantes museus ao redor do mundo.
Depois de Curitiba, a exposição viaja, com a Avianca, para temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
A organização da exposição itinerante está a cargo da Aori Produções Culturais, empresa que desenvolve, gerencia e produz conteúdos culturais.
Sobre a Avianca no Brasil
A Avianca – que acaba de ser eleita a melhor companhia aérea brasileira em atendimento ao cliente no ranking do Índice Exame/IBRC 2010 - é a única empresa que leva seus passageiros de Airbus para os principais destinos do País. Isso significa mais conforto, com maior espaço entre as poltronas e um serviço de bordo exclusivo, com um dos sistemas de entretenimento mais avançados do mundo.
Agenda:
Dores da Colômbia,
18 de maio a 14 de agosto de 2011
De terça a domingo, das 10 às 18 horas
Museu Oscar Niemeyer - Curitiba – PR
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Fonte: