Europa: Tráfego aéreo volta ao normal
BERLIM – O tráfego aéreo europeu começa a retornar à normalidade ontem, após o fim das violentas erupções do vulcão islandês Grimsvotn, iniciadas no dia 23 de maio. De acordo com a Eurocontrol, organização responsável pela segurança aérea, o número de voos cancelados ontem foi menor que o esperado e não há nenhum cancelamento previsto para hoje.
O tráfego aéreo chegou a ser interrompido pela manhã devido à nuvem de cinzas do vulcão, mas as operações foram restabelecidas à tarde nos aeroportos alemães, segundo a Eurocontrol. Dos 700 voos previstos para serem suspensos ontem na Alemanha, 450 foram cancelados de fato. São 8 mil voos diários no país. A maioria dos cancelamentos aconteceu no norte. Em circustâncias normais, são registrados 120 voos em Bremen, 480 em Hamburgo e 530 em Berlim, as cidades mais afetadas.
Anteontem, cerca de 500 voos – dos 29 mil programados – tinham sido cancelados na Europa. Os maiores aeroportos da Alemanha, como Munique e Frankfurt, que servem de plataforma no continente, não foram afetados.
No restante da Europa, o tráfego também deve voltar ao normal. A Comissão Europeia descartou um fechamento de grande envergadura do espaço aéreo europeu, como em abril de 2010.
Fonte: / NOTIMP