Equipe SAR do Instituto de Aeronáutica e Espaço recebe certificação inédita na FAB
A Equipe SAR do Instituto de Aeronáutica e Espaço recebeu certificação, concedida pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), como entidade formadora e homologadora de mergulhadores profissionais, sendo tal credenciamento pioneiro na Força Aérea Brasileira. Nos dias 9, 10 e 11 de maio, uma comitiva de peritos da Marinha do Brasil visitou o IAE e procedeu auditoria de credenciamento de instituição.
Os peritos da Diretoria de Portos e Costas conheceram as instalações e o processo de formação de mergulhadores da Equipe SAR. A vistoria teve como foco a verificação dos critérios de qualidade adotados, técnicas de ensino empregadas, características da avaliação prática em águas abertas e abrigadas, bem como os recursos de tratamento hiperbárico disponíveis, em caso de emergência.
"O IAE superou as expectativas. Tivemos uma ótima impressão das instalações, do sistema de mergulho e materiais de segurança utilizados – trocaremos muitas informações que serão úteis para o aprimoramento do trabalho da Marinha", explica o Capitão Tenente Alex do DPC.
Segundo o Tenente Amorim, Chefe da Equipe SAR, a homologação faz parte das atividades de qualidade e inovação desenvolvidas pelo Instituto. "É uma visão estratégica prevista no plano interno para dar credibilidade aos nossos serviços e atividades", explica.