Equipe Falcões leva FAB à posição de destaque no paraquedismo
A Precisão na Aterragem em Grupo consiste no salto da aeronave de uma equipe de cinco paraquedistas, de uma altura de 3600 pés (cerca de 1,2 mil metros ), com o objetivo de atingir, individualmente, com um dos calcanhares, um alvo no solo, de dois centímetros de diâmetro. Todos os procedimentos são realizados pela equipe com o velame aberto, demonstrando o controle do equipamento e a destreza em se infiltrar em áreas restritas, não podendo dispersar-se e devendo reagrupar-se com velocidade e prontidão. Essa modalidade desportiva simula a utilização do profissional militar, com o emprego de manobras de extrema técnica e arrojo, com o pouso de um grupo em uma área extremamente restrita para o emprego militar, proporcionando rapidez e segurança para o combate ou, ainda, ocasião em que é mais utilizada para o salvamento de vidas humanas, com equipamentos para socorro imediato até a chegada do auxílio médico necessário.
A disputa foi muito acirrada e as condições meteorológicas por vezes dificultaram a realização da prova, com nuvens baixas, ventos fortes e instabilidade atmosférica nas operações de pouso das equipes. Os Falcões, desde a primeira rodada, assumiram a segunda posição, acompanhando a equipe “CDMB 1”, composta pelos militares que estão sendo treinados há mais de dois anos para representar o Brasil nos 5º Jogos Mundiais Militares, em julho.
Os Falcões é uma das equipes desportivas da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), sendo por ela apoiada no seu desenvolvimento e evolução nos treinamentos e competições. É composta individualmente por militares das mais diversas Unidades Operacionais da FAB, os quais treinam nos intervalos de suas atividades profissionais, para representar a Aeronáutica nos quatro cantos do Brasil e também no exterior.
“O ano de 2011 está sendo muito difícil para todos nós em todos os níveis. Com isso, é indispensável agradecer, não só o empenho dos atletas, mas também o incentivo e compreensão dos comandantes, chefes, companheiros e de todos aqueles que de alguma forma ajudaram a concretização dos planejamentos, de treinamentos e de competições da Equipe Falcões. Nós reconhecemos o apoio recebido e prometemos nos dedicar ainda mais para representar cada vez melhor a Aeronáutica em todas as oportunidades.”, afirmou o capitão da Equipe Falcões.
Fonte: Falcões