Cassidian e Alcatel-Lucent unem-se para fornecer recursos de banda larga móvel de dados para sistemas de radiocomunicação
• Empresas desenvolverão juntas a tecnologia LTE (Long Term Evolution) em 400 MHz
• Acordo vai apoiar oferta de serviços de banda larga de dados para complementação dos sistemas atuais de voz e de dados
A Cassidian, uma empresa do grupo EADS, e a Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) anunciaram nesta quarta-feira (25) um acordo de desenvolvimento conjunto para oferecer uma solução inovadora de banda larga móvel para situações de emergência e sistemas de comunicações de segurança que operam na faixa do espectro de 400 MHz.
Usando a tecnologia LTE (Long Term Evolution), a parceria entre a Alcatel-Lucent e a Cassidian vai oferecer apoio a serviços de banda larga de dados, tais como segurança de vídeo móvel, serviços de vídeo baseados em localização e integração de dispositivos para veículo inteligente e aplicações para complementação de sistemas de voz e de dados.
A Cassidian desenvolverá acessórios e terminais específicos para as necessidades desses sistemas no espectro de 400 MHz. A baixa freqüência e a grande potência, características destes equipamentos, vão permitir uma cobertura eficaz para serviços de banda larga. A Cassidian levará também os esforços de marketing e vendas desta solução para os mercados de segurança pública e de defesa, em que os 400 MHz de espectro estão em uso.
A Alcatel-Lucent vai alavancar a sua liderança em LTE, juntamente com a Cassidian, para integrar e validar as soluções completas e liderar os esforços de marketing e vendas junto a empresas de transporte, energia e outras indústrias.
"Nós estamos buscando acelerar a capacidade de dados de banda larga móvel para os usuários do governo e integrar isso ao Circuito de Segurança Cassidian a 400 MHz, em um ambiente colaborativo para nossos usuários de Segurança Pública e Defesa. Isto irá combinar os pontos fortes da nossa oferta de rádio móvel profissional com a próxima geração de redes e aplicações", disse Hervé Guillou, presidente da Cassidian Systems. "Vamos trabalhar em estreita colaboração com a Alcatel-Lucent, líder nas tecnologias LTE e sem fio."
"A capacidade de banda larga está se tornando um ingrediente crítico nas comunicações de segurança pública, fornecendo novas aplicações em missão dirigida, como conhecimento da situação baseado em vídeo, o que era impossível antes", disse Tom Burns, presidente da Alcatel-Lucent. "Ao trabalhar com a Cassidian, líder nos segmentos de segurança pública e de defesa, vamos disponibilizar a nossa melhor tecnologia LTE para todos os usuários profissionais e organizações."
Ken Rehbehn, analista principal do Yankee Group, acredita que "a parceria entre a Cassidian e a Alcatel-Lucent é importante porque estabelece a base necessária para transformar os dados de segurança pública móvel do seu primitivo estágio atual para uma rápida e funcionalmente rica rede móvel de dados que atende às necessidades dos serviços de emergência."
A Cassidian e a Alcatel-Lucent estão presentes no Congresso Mundial TETRA, que se realiza em Budapeste, na Hungria, de hoje (24) até 27 maio de 2011, e vão aproveitar esta ocasião para revelar mais detalhes da sua solução conjunta.
Sobre a Cassidian:
A Cassidian, empresa do grupo EADS, é líder mundial em soluções globais de segurança e sistemas, oferecendo Integração de Sistemas e produtos e serviços de valor agregado para clientes civis e militares em todo o mundo: sistemas aéreos (aviões e sistemas aéreos não tripulados), terrestre, naval e sistemas integrados, inteligência e vigilância, segurança cibernética, comunicações seguras, sistemas de teste, mísseis, serviços e soluções de suporte. Em 2010, a Cassidian - com cerca de 28.000 empregados - teve um faturamento de € 5,9 bilhões. A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2010, o grupo - que inclui a Airbus, a Astrium, a Cassidian e a Eurocopter - gerou receitas de € 45,8 bilhões e empregou uma força de trabalho de mais de 121 mil empregados.
Sobre a Alcatel-Lucent (http://www.alcatel-lucent.com
Fonte: