AF447: Dados de investigação prometidos para junho
O Escritório de Investigações da França (BEA), que apura as causas do acidente com o voo 447, da Air France, que fazia a rota Rio-Paris e caiu em 31 de maio de 2009, divulgará os resultados da investigação no fim do próximo mês. A informação é do secretário dos Transportes da França, Thierry Mariani .
Nesta semana, uma frente de debates sobre as causas da queda da aeronave foi aberta com uma reportagem do diário parisiense Le Figaro. A publicação apontou falha dos pilotos como possibilidade mais provável para explicar a queda do avião. Em comunicado divulgado na terça-feira, o Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha da França rechaçou informações não oficiais de que o acidente foi causado por falha humana.
Agora, uma das hipóteses analisadas é a de que os pilotos da aeronave tenham desviado das áreas de turbulência na noite do acidente.
As informações são da Rádio França Internacional (RFI). Pelas análises preliminares das caixas-pretas do voo 447, resgatadas neste mês, os pilotos evitaram as áreas de turbulência comuns na zona de convergência tropical, situada entre a África e a América do Sul, onde caiu a aeronave.
Dados preliminares não indicam panes
O diretor de investigação do BEA, Alain Bouillard, afirmou que as primeiras leituras dos registros do voo não apontam para pane elétrica total e do motor. Segundo ele, outros defeitos ainda podem ser considerados.
Em memorando interno enviado aos clientes, a Airbus assegurou que não há necessidade de modificações no sistema do avião. No acidente, morreram 228 pessoas.
Fonte: / NOTIMP
Foto: Pawel Kierzkowski