Visitantes da LAAD puderam conhecer estrutura de apoio em combate
A LAAD 2011 reuniu até esta sexta (15/4) nos pavilhões do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), o que há de mais moderno na tecnologia militar. Mas, do lado de fora, o que parece um acampamento revela a capacidade da Força Aérea Brasileira (FAB) de operar no campo de batalha. Fonte: Agência Força Aérea
Os abrigos verde escuro montados formam, na realidade, uma Unidade Celular de Intendência (UCI), estrutura de apoio ao combate já testada em operações reais, como no socorro das vítimas da tragédia da Região Serrana no Rio de Janeiro, no início de 2011, e do terremoto do Haiti, em 2010. A UCI é autônoma e capaz de ser montada em qualquer lugar.
O Tenente Coronel de Intendência José Batista, responsável pela estrutura montada na LAAD, explica que uma UCI pode ser mobilizada em apenas 48 horas e ser rapidamente transportada em aviões. "Nós aqui mostramos todos os tipos de facilidades que podemos levar em apoio aos combatentes", disse.
A UCI da LAAD 2011 ocupa uma área de 1.012 m² onde os visitantes podem conhecer módulos de alojamentos, suprimentos, lavanderia, serviço sanitário e o Módulo de Alimentação a Pontos Remotos (MAPRE). Vinte e seis militares da FAB operam a UCI exposta na LAAD 2011.