Porto Alegre: Infraero admite antecipar data de ampliação da pista
Uma reunião em Brasília colocou em evidência um problema que atinge um ponto fundamental para a realização da Copa do Mundo em Porto Alegre: a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho.
Participaram do encontro o secretário municipal da Copa, João Bosco Vaz, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, que também é coordenador do Comitê Gestor da Copa 2014, técnicos do Ministério do Planejamento e do Esporte e representantes da Infraero.
Durante a audiência, o secretário João Bosco Vaz se exaltou diante do impasse da data para concluir a ampliação da pista do aeroporto. A Infraero defende a manutenção da data estabelecida durante o programa de investimentos para desenvolvimento do setor de cargas: outubro de 2013. O secretário quer antecipar esse prazo para o final de 2012.
– A prefeitura não está brincando, já removemos mais de 500 famílias. Queremos a pista pronta para a Copa das Confederações – disse Bosco.
O superintendente regional da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, prefere não dar garantias.
– O aeroporto está numa área que tem um problema de alagamento muito grande e o terreno é muito fraco. Em função de prédios próximos, essa pista vai ter uma elevação que, ao final, terá 8 metros de altura. Então, não é um projeto que, assim, de bate-pronto, eu posso te falar em reduzir em 12 meses – explicou Souza.
O projeto de ampliação da pista está em análise pelo Exército. Segundo a Infraero, a licitação deve ser aberta no dia 29 de abril e a contratação da obra ocorrer em julho de 2012.
Fonte: ZERO HORA / NOTIMP