Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea
André Borges .
Os dados informados pela Infraero sobre a situação dos aeroportos no país desmentem as informações divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pedido do Valor, a estatal levantou dados de movimentação de passageiros nos principais aeroportos do país em 2010.
As informações apontam que, dos 20 maiores aeroportos do país, seis tiveram movimentação acima de sua capacidade máxima no ano passado. O Ipea, no entanto, sustenta que 14 aeroportos tiveram um volume superior a 100% do projetado.
De acordo com a Infraero, os aeroportos que tiveram o limite de movimentação ultrapassado são Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Cuiabá (MT).
O Ipea, porém, adiciona a essa lista outros oito aeroportos: Congonhas (SP), Fortaleza (CE), Viracopos (SP), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Natal (RN), Goiânia (GO) e Maceió (AL).
Pela Infraero, no entanto, a situação é absolutamente ao contrário em aeroportos como o de Maceió. Segundo a estatal, o terminal teria registrado movimentação de 1,4 milhão de passageiros em 2010, quando sua capacidade é para até 4,6 milhões, ou seja, mais de três vezes o registrado.
Por meio de nota, a Infraero informou que desconhece as bases técnicas utilizadas pelo Ipea e que não foi procurada para conceder informações sobre os aeroportos.
Fonte: VALOR ECONÔMICO / NOTIMP
