FAB apresentou helicóptero blindado na LAAD. Saiba mais sobre aeronave
São 235 m² de área ocupada pelo rotor principal. Tudo isso para carregar até 1,5 tonelada de armamento e ainda levar oito combatentes. O helicóptero AH-2 Sabre é um verdadeiro blindado voador da Força Aérea Brasileira, que pela primeira vez visitou o Rio de Janeiro como uma das atrações da LAAD 2011.
Quem foi ao Riocentro pode perceber que a robustez é a principal vantagem do AH-2, conhecido internacionalmente como Mi-35 e já usado em combate por diversos países. Capaz de atingir 335 km/h, o Sabre têm ainda blindagem e contra-medidas para evitar os ataques dos inimigos.
O que mais chama a atenção no helicóptero é o fato dos dois tripulantes se sentarem em um cockpit parecido com o de um aviação de caça. Na frente vai o artilheiro, que têm visão privilegiada para operar a torreta com dois canhões de 23mm. Logo abaixo, ficam os sistemas de mira que podem detectar alvos até à noite. Se necessário, o AH-2 pode levar ainda um grupo de combate de até oito militares.
Seis helicópteros já foram recebidos pela Força Aérea Brasileira, que opera os AH-2 a partir de Porto Velho. De lá até o Rio de Janeiro, foi uma longa viagem com passagens por Vilhena (RO), Cuiabá, Campo Grande, Araçatuba (SP) e Pirassununga (SP).