|

Curso de adaptação em saúde operacional é ministrado em Belo Horizonte

Futuros oficiais da área de saúde da FAB, que realizam a formação militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte, concluíram na sexta-feira (15), o Curso de Adaptação em Saúde Operacional (CASOP).

O curso, que é ministrado pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), tem o objetivo de despertar nos profissionais a mentalidade de saúde operacional dentro do contexto de Força Aérea e padronizar os procedimentos médicos em situações catastróficas.

Ao todo, 83 profissionais, entre médicos, dentistas e farmacêuticos participaram de instruções teóricas e práticas sobre o atendimento inicial ao vitimado, imobilização e transporte aéreo de vítimas; os cuidados com ferimentos e queimaduras e como agir em situação de afogamento, totalizando 48 horas de aula.

Para o Tenente Coronel Ricardo Kanashiro, coordenador do curso, as aulas proporcionam conhecimento sobre um ambiente operacional real e despertam o interesse nos futuros oficiais para a atuação em situações de emergência, principalmente no âmbito pré-hospitalar. “O curso é ministrado pelo Instituto de IMAE há aproximadamente cinco anos. No CASOP, os alunos têm a oportunidade de vivenciar simulações de acidentes com múltiplas vítimas."

Rafaela Coelho,33 anos, especialista em clínica médica, adorou o curso. “Foram reforçados conceitos importantes sobre a atuação do profissional de saúde na assistência primária à vítima. Em situações catastróficas é preciso ter calma para podermos avaliar o cenário e agir da melhor maneira possível”, ressalta.

A formatura dos médicos, dentistas e farmacêuticos, integrantes da turma Polaris, será realizada no dia 20 de maio deste ano, no CIAAR. Os profissionais que concluírem o curso de adaptação, com aproveitamento, serão nomeados Primeiro-Tenentes e inclusos no respectivo Quadro, sendo designados para servirem em Organização Militar escolhida no ato da inscrição, respeitando a classificação final no exame de admissão.

101 vagas para profissionais de saúde: inscrições até 12 de maio

Profissionais das áreas de Saúde que desejam seguir carreira na Aeronáutica poderão se inscrever para os exames de admissão aos Cursos de Adaptação para Médicos, Dentistas e Farmacêuticos (CAMAR/CADAR/CAFAR) até 12 de maio deste ano. Ao todo, são 101 vagas destinadas aos profissionais da área de Saúde, sendo 75 para médicos, 20 para dentistas e seis para farmacêuticos, com especialização em diversas áreas.

Fonte: CIAAR







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented