Brigadeiro Carlos é o novo Chefe do CENIPA
O Brigadeiro do Ar Carlos Alberto da Conceição recebeu os cargos de Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) em cerimônia realizada na quinta-feira (7/04). A cerimônia militar presidida pelo comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, reuniu oficiais-generais do Comando da Aeronáutica, o efetivo do CENIPA e da ASOCEA e os representantes das entidades-membros do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA). “Empreendemos o necessário ajuste de nossas atribuições relativas à aviação civil e, por conseguinte, de toda lesgislação pertinente, em decorrência dos ajustes desse Sistema [de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos] após a criação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), passando a nos concentrar na atividade de investigação de acidentes e, em coordenação com aquela agência, em um Programa Nacional de Gerenciamento do Risco Aviário”, assinalou o Brigadeiro Pompeu Brasil. Em suas palavras, o comandante da Aeronáutica afirmou que o CENIPA e a ASOCEA, “órgãos reconhecidos internacionalmente pela eficiência de seus trabalhos, assumem papel fundamental de consolidar e aperfeiçoar as políticas de segurança de voo da aviação brasileira”. Ao Chefe Substituto, Brigadeiro Carlos, que trabalha com segurança de voo há 26 anos, o Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito desejou sucesso e afirmou crer “firmemente num glorioso porvir para o CENIPA, rico em ações que prosperem em prol do futuro da Força Aérea e do Brasil”.
O Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho destacou, em seu discurso, a redefinição das atribuições do CENIPA, realizada durante sua gestão. Além disso, o Brigadeiro do Ar Pompeu Brasil citou a implantação do Ensino a Distância no CENIPA – que vai ampliar a difusão da doutrina de segurança de voo –, e o foco devido à aviação militar.
O Brigadeiro do Ar Pompeu Brasil foi o 15º Chefe do CENIPA. Ele assumiu o Comando do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA I) na sexta-feira (8/04).