BEA divulga informações sobre a nova fase de busca do AF-447
Em nota divulgada nesta terça-feira (26), o Bureau d’Enquêtes et d’Analyses (BEA), órgão de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos da França e responsável pela investigação do acidente do voo AF-447, informou o andamento da quinta fase das operações de busca no Oceano Atlântico.
Segundo a nota, o navio de colocação de cabos submarinos Ile de Sein Alcatel-Lucent e o Louis Dreyfus Armateurs, que havia deixado o porto de Dacar na sexta-feira, (22), com um total de 68 pessoas a bordo, inclusive tripulação do navio, chegou ao local do acidente por volta das 3h00 (horário de Brasília) da madrugada de hoje .
Durante a viagem, uma série reuniões recapitularam a organização e os objetivos da fase 5, as especificidades do Remora 6000 e as medidas de segurança a bordo do navio associadas à tripulação, aos nove operadores e aos técnicos da Phoenix International e às equipes de investigação.
Sob a direção do diretor de investigação da BEA, dois grupos de trabalho foram formados para:
- Aprofundar a análise e exploração das fotografias tiradas pelo Remus na fase anterior, especialmente sobre os elementos posteriores ao naufrágio,
para localizar os registradores de voo;
- Examinar os procedimentos relativos à recuperação dos registradores de voo, computadores e peças da aeronave. Um primeiro mergulho operacional do Remora 6000 já começou esta manhã.
A quinta fase da operação conta com a participação do Coronel Aviador Luís Claudio Lupoli, da Força Aérea Brasileira na equipe de investigadores a bordo do Ile de Sein.
Fonte: CECOMSAERFoto: Pawel Kierzkowski