|

Alunos do ITA desenvolvem jogos eletrônicos

Novas plataformas e softwares transformam os jogos eletrônicos em atrações cada vez mais sofisticadas. Os grandes responsáveis pela rápida evolução tecnológica deste mercado são os criativos designers e engenheiros de software.

Aproveitando este filão, os alunos de Engenharia da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) criaram a ITAbits, uma iniciativa que tem como objetivo a participação de projetos em competições de jogos eletrônicos.

E os resultados já apareceram. O Game Painting Rage ficou com o primeiro lugar no SBGames, no ano passado, e o jogo Quiz Quiz ganhou o terceiro lugar na categoria “Games”, no 1º Concurso Universitário de Games e Aplicativos para Celulares da Sercomtel Celular S.A. Outro projeto de alunos do ITA, o Transita, ficou em primeiro lugar na categoria “Aplicativos” no mesmo concurso. O Computer on the Beach 2011, um evento técnico-científico na área de Computação, incluiu o artigo acadêmico sobre o Quiz Quiz na apresentação do evento, que deve ocorrer de 29 de abril a 1 de maio.

O aluno do 3º ano de Engenharia da Computação e um dos fundadores da ITAbits, Marcos Maximo, conta que a ideia surgiu quando outro aluno do ITA, Pedro Cahu, ganhou a competição SBGames, em 2006. Com a ajuda de Cahu e do Professor Eduardo Guerra, doutor em Computação e Aplicações Operacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e que ministra a disciplina Introdução à Engenharia (MTP), criaram a ITAbits. O professor atua na área de Comando e Controle, em que o especialista procura tornar os softwares mais operacionais e permite uma adaptação mais fácil para quem o utiliza. O primeiro projeto do grupo foi o jogo de luta tridimensional Fall dawn, desenvolvido sob a orientação do Professor Guerra.

“Acabou que não fomos classificados [com o Fall dawn] para participar da SBGames. Mesmo assim, melhoramos o projeto e apresentamos na Feira de Ciências do ITA, o que resultou em um 1º lugar na Feira. Depois da experiência desse primeiro projeto, pensamos: por que não tentar criar um grupo oficial de desenvolvimento de jogos no ITA? O incentivo para isso veio de já existirem grupos mantidos por alunos do ITA para outras áreas, como o Aerodesign (desenvolve aeromodelos para competições) e Baja (desenvolve veículos off-road para competições). Foi então que o professor Guerra fez a proposta de, em vez de focar apenas os games, montar um grupo de desenvolvimento de software de modo geral”, explica Marcos Maximo.

Depois do primeiro resultado no ITA, surgiu a oportunidade de desenvolver um jogo para celular com o objetivo de competir no 1º Concurso Universitário de Games e Aplicativos para Celulares da Sercomtel Celular S.A. O Quiz Quiz é um jogo de perguntas e respostas sobre locais de visitação pelo mundo.

O software localiza o usuário do celular por GPS conectado ao Quiz Quiz e ele pode responder perguntas sobre o local em que está no momento. As perguntas são cadastradas pelos jogadores do aplicativo que estiverem também no local. De acordo com o professor Guerra, o Quiz Quiz é muito interessante para o Turismo, de um modo geral, e pode ser integrado às redes sociais.

“Esperamos que a ITAbits se torne um grupo forte em desenvolvimento de software, mas que também contribua muito para o aprendizado de seus membros, através da troca de conhecimento e da participação deles em projetos práticos na área de Computação. Em termos de aprendizado, é visível o quanto ganhamos com a iniciativa. Além do conhecimento técnico de Computação (muitas ferramentas e técnicas que usamos são mais específicas e não são cobertas pelo curso do ITA), aprendemos, também, como administrar projetos de Computação e trabalhar em equipe”, afirma Marcos Maximo.

O próximo projeto da ITAbits é o G-Zero, um jogo do gênero FPS (First-Person Shooter, como os conhecidos Doom e Resident Evil) em baixa gravidade. As plataformas são para PC e X-Box.

“Do ponto de vista do professor, este tipo de iniciativa é muito importante, não só pelo conhecimento de banco de dados, mas de aplicar o conhecimento no próprio projeto e em novas pesquisas”, finaliza o professor Guerra.

Saiba mais sobre os principais jogos da ITAbits:


Game Painting Rage – Um jogo 2D em que o usuário controla um canhão de tinta circular e precisa destruir os inimigos usando a arma. Mas não é assim tão fácil: cada inimigo tem de ser atingido com a cor certa. Quanto mais rápida a vitória e quanto menos tinta for gasta, mais pontos o jogador acumula. O usuário também mistura as cores primárias amarelo, ciano e magenta, de forma a conseguir a cor certa. A tinta preta causa danos a quem estiver jogando. Criado pelos alunos Luca Mattos Möller, Vinícius Canaã Medeiros Ruela e Diego Ferreira Marcílio, do 3º ano de Engenharia da Computação.

Quiz Quiz – O jogador é localizado pelo GPS e responde determinadas perguntas cadastradas por outros usuários sobre o local em que está no momento. Quem faz a pergunta ainda pode inserir fotos do local. Os usuários ganham pontos pelo número de acertos. Dos alunos Vinícius Canaã Medeiros Ruela, Marcos Ricardo Omena de Albuquerque Maximo, do 3º ano de Engenharia da Computação, e Thales Ernesto Sólon de Melo Neto, do 2º ano Fundamental.

Transita – Permite uma busca inteligente das linhas de ônibus da cidade de Londrina, no Paraná, a partir do celular. Criado pelos alunos Bruno Picinin Cardoso e Marcelo Amorim Menegalli, do 4º ano de Engenharia da Computação.

G-Zero - um jogo do gênero FPS (First-Person Shooter, como os muito conhecidos Doom e Resident Evil) em baixa gravidade. As plataformas são para PC e X-Box. Ainda em desenvolvimento.

Fonte: Agência Força Aérea







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented