Aeroporto Internacional do Galeão realiza entrega do Prêmio de Eficiência Logística
A Infraero entregou nesta quinta-feira (14/4) o Prêmio Infraero de Eficiência Logística às empresas importadoras mais eficientes. Entre os clientes do Terminal homenageadas estão companhias dos segmentos fármaco e petroquímico. A cerimônia foi realizada no Terminal de Logística de Cargas (Teca) do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim.
Segundo o superintendente de Logística de Carga da Infraero, Ednaldo Pinheiro dos Santos, o cenário de movimentação de carga internacional é animador. “Só em 2010, a Rede de Terminais de Logística de Carga da Infraero movimentou 1,14 milhões de toneladas em seus Terminais de Carga”, afirmou o superintendente, que informou ainda que no início de maio serão iniciadas as obras da segunda etapa do Projeto Teca Farma, em que a Infraero realizará investimento de R$ 21,5 milhões e inclui a compra de um novo transelevador para o setor fármaco.
Para o superintendente do Aeroporto do Galeão, Abibe Ferreira Júnior, o prêmio tem o valor de estimular a competitividade das atividades no Teca. “Trata-se de uma ação fundamental para incentivar a eficiência das empresas melhorem sua eficiência”, pontuou. No primeiro trimestre de 2011, o Terminal movimentou 10.300 toneladas somente no setor de importação, 18,42% a mais do que o movimentado no mesmo período de 2010.
Na cerimônia, algumas das categorias de premiação foram: Extração Mineral, Químicos, Diversos, Tecnologia, Instrumentos e Equipamentos Médicos, Transporte/Duas Rodas/Automático, Metal-Mecânico e Têxtil.
Também participaram da solenidade o superintendente da Regional Rio de Janeiro, Lucínio Baptista da Silva, o gerente do Terminal de Cargas do Galeão, Aguinaldo Gomes de Souza, e representantes de órgãos públicos do aeroporto.
Prêmio Infraero de Eficiência Logística
A iniciativa de premiação por eficiência na Rede Teca da Infraero teve início em 2003. A cerimônia é o ponto mais alto do Programa Infraero de Eficiência Logística, que tem como base monitorar os clientes desses Terminais que liberam a carga com mais agilidade.
O primeiro Terminal de Carga da Infraero a receber a premiação foi Viracopos/Campinas (SP). Cinco anos depois, foi a vez do Teca de Guarulhos receber uma versão do prêmio, seguido dos Terminais de Carga de Manaus, do Galeão e de Porto Alegre (2009). Em 2010, Confins e Curitiba receberam a cerimônia.
Ranking de Eficiência Logística
O Ranking de Eficiência Logística é um indicador dos tempos médios de liberação de cargas nos aeroportos, identificando os importadores mais ágeis na retirada das cargas. É mantido e divulgado mensalmente pela Infraero e entre importadores, prestadores de serviços diversos, veículos de comunicação e demais interessados.
Por meio do Ranking, as empresas podem mensurar o desempenho de todos os envolvidos nos processos de importação, incluindo seus prestadores de serviço (Agentes de Carga, Despachantes Aduaneiros e Transportadores Rodoviários).
Fonte: Infraero