|

SITA é escolhida para preparar a Europa para um céu único

Os provedores de serviço de navegação aérea (ANSP), da França, Bélgica (Belgocontrol), Luxemburgo (ANA), Holanda (LVNL) e Suíça (Skyguide) anunciam a escolha da SITA, empresa líder mundial em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea, para fornecer infraestrutura de comunicação ar-terra (ATN e VDL Modo 2).

Os ANSPs são membros do Bloco de Espaço Aéreo Funcional - Europa Central (FABEC). O acordo permitirá ao FABEC atender o prazo de 2013 estipulado pela União Europeia para a implementação de CPDLC (comunicação de dados entre controlador epiloto em toda a Europa.

O espaço aéreo controlado pelos ANSPs do FABEC é um dos mais movimentados do mundo, cobrindo 55% do tráfego europeu. A introdução de serviços de comunicação ar-terra pelo FABEC é, portanto, um importante passo no caminho para o Céu Único Europeu e também contribui para um nível avançado de segurança.

Este acordo de dez anos entre a SITA e a ANSP fornece infraestrutura para serviços de comunicação de dados através de todo o espaço aéreo do FABEC. E também inclui o compartilhamento da infraestrutura ar-terra, permitindo à SITA fornecer comunicações operacionais (AOC) às companhias aéreas. Outros membros do FABEC também estão trabalhando com a SITA, através de parcerias anteriores, como a DFS (ANSP da Alemanha) quejá implantou infraestrutura da SITA, e o centro de controle da Maastricht Upper Area, da EUROCONTROL, utiliza a rede da SITA.

Maurice Georges, diretor do DSNA da França, que liderou a aquisição em nome dos participantes FABEC ANSP, disse: “A ANSP e o FABEC estão determinados a cumprir o prazo de 2013 para o mandato europeu de CPDLC e estamos confiantes de que a SITA é o parceiro ideal para nos ajudar a atingir esse objetivo. Nós não temos nenhuma dúvida de que esta parceria com a SITA nos permitirá implantar a infraestrutura de comunicação ar-terra necessária para este importante projeto”.

Philip Clinch, vice-presidente de soluções de aeronaves da SITA, disse: "Este acordo com o FABEC espelha a relação existente que a SITA possui com a ANSP, na Alemanha, Portugal e

Espanha para a ATN e VDL Modo 2. A maioria dos ANSPs da Europa Ocidental usa agora as estações VDL da SITA para a comunicação ar-terra.

A CPDLC permite que pilotos e controladores de tráfego aéreo troquem algumas mensagens de rotina de controle de tráfego aéreo através da conexão de dados substituindo os meios tradicionais de comunicação que têm sido utilizados há mais de 50 anos. Eurocontrol, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, estima que a implementação no espaço aéreo europeu da CPDLC trará um aumento de 11% na capacidade e redução de 29% na carga de trabalho do controlador. A segurança também será reforçada graças à substituição de canais de voz congestionados e de má qualidade por canais de dados, em que as mensagens serão disponibilizadas na tela no cockpit sem ambiguidades.

O acordo entre FABEC e SITA estabelece uma relação de dez anos, podendo ser prorrogado por mais cinco. O âmbito deste acordo extensivo inclui Estaçãoes de rádio VHF e o Sistema de Monitoramento (AMOS) do AIRCOM SITA, para supervisionar os equipamentos e ferramentas de teste. Além disso, a SITA somando esforços com a empresa EGIS Avia para fornecer roteadores ProATN para oFABEC.

Sobre a SITA:

A SITA é a líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portifólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de voo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 1.600 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em vôo,e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade

de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1,47 bilhão (€ 1,13 bilhão), em 2008.

Para mais informações, visite www.sita.aero.

Fonte: SITA








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented