Presidente americano chega sábado a Brasília
Diego Abreu.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca em Brasília no próximo sábado para a primeira visita ao Brasil desde que assumiu o comando da Casa Branca. A passagem do chefe de Estado pela capital brasileira será marcada pela assinatura de acordos bilaterais e por encontros com empresários. De acordo com o Itamaraty, a previsão é de que a delegação norte-americana chegue à Base aérea de Brasília na manhã de sábado, pouco antes do encontro que Obama terá com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.
Na semana passada, uma comitiva de pelo menos 30 funcionários do governo americano chegou a Brasília para organizar com o Itamaraty a agenda de Obama. A Embaixada dos EUA, no entanto, ainda não confirma oficialmente os compromissos do presidente no Brasil. Divulga somente que Obama visitará Brasília e o Rio de Janeiro entre os dias 19 e 21.
O governo brasileiro, porém, já trabalha com o planejamento de que o mandatário americano seja recebido por Dilma no Palácio do Planalto, por volta das 10h. Ambos subirão a rampa juntos e seguirão para reunião com os ministros de Relações Exteriores dos dois países.
Depois, os chefes de Estado assinarão acordos bilaterais. Entre eles, o que garantirá aos brasileiros que vivem nos EUA a contagem do tempo de trabalho para efeitos de aposentadoria. Os presidentes devem tratar também sobre a flexibilização da concessão de vistos.
Do Planalto, os presidentes seguirão para um almoço no Itamaraty, onde estará ocorrendo o Fórum de Altos Executivos. Os chefes de Estado participarão do encerramento do evento.
Por volta das 15h, Obama seguirá para o Centro de Convenções Brasil 21, para a Cúpula de Negócios Brasil — EUA, organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O presidente assistirá a um painel e fará um breve discurso sobre a economia mundial e os investimentos dos EUA no Brasil.
A comitiva americana deve seguir para o Rio de Janeiro no sábado à noite. No dia seguinte, Obama se encontra com o governador do Rio, Sérgio Cabral, para uma provável visita a uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em alguma comunidade carente da capital fluminense. A previsão é de que o chefe de Estado faça todos os percursos em carro blindado, com a escolta de forças de segurança dos dois países.
Obama deve fazer um discurso à população carioca e também se reunirá com empresários. Na manhã da próxima segunda-feira, dia 21, o presidente dos EUA deixará o Rio em direção ao Chile, para uma visita de dois dias.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE / NOTIMP