Petista confirma privatização dos aeroportos
A presidente Dilma Rousseff enviará até o final de março ao Congresso a medida provisória que cria a Secretaria Nacional de Aviação Civil, com status de ministério .
Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", ela afirmou que prepara uma "forte intervenção" nos aeroportos do país. O plano incluirá a privatização de novos aeroportos e terminais, conforme a Folha informou em janeiro.
Os aeroportos são considerados um dos principais gargalos de infraestrutura no país. Além do crescimento do mercado interno, há preocupação com a Copa, em 2014, e a Olimpíada de 2016.
Dilma afirmou ainda que o governo fará a ampliação de aeroportos com recursos públicos e organiza concessões ao setor privado. Como exemplo de concessões, citou a construção de novos terminais ou novos aeroportos. "Não temos preconceito contra nenhuma forma de expansão do investimento nessa área, como não tivemos nas rodovias", disse.
Ela afirmou que a construção de aeroportos por concessão pode funcionar como a de hidrelétricas. Dilma disse ainda que o Brasil precisa de mais aeroportos regionais, para desafogar capitais e grandes centros.
Em janeiro, a Folha antecipou que o governo planejava entregar à iniciativa privada a construção e a operação dos novos terminais de Guarulhos e de Viracopos.
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP
Foto: Andomenda