Militares recebem Medalha do Mérito Esportivo
Faltam apenas 138 dias para o início dos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro, e no dia 25 de fevereiro, o esporte já ganhou destaque na Base Aérea de Brasília. Ao todo, 91 civis e militares das três Forças Armadas receberam a Medalha do Mérito Desportivo na cerimônia que contou com a presença dos comandantes da Força Aérea, Marinha e Exército.
A condecoração, criada em 2004, reconhece militares que se destacaram em competições esportivas ou que personalidades que incentivam o desporto militar. Um dos agraciados de hoje foi o Coronel Aviador Marcos Antônio Guasti, que ressaltou a importância do esporte para os militares. "É uma maneira de o combatente se preparar", disse.
Para o Coronel Guasti, a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) tem tido bons resultados na promoção dos esportes competitivos. "O número de militares envolvidos aumentou muito, e os resultados têm sido excelentes", elogiou.
A estrutura de apoio criada para o fomento do esporte também foi elogiada pelo Capitão Eduardo Utzig, outro militar da FAB a receber a medalha. Para ele, é importante que muitas unidades da Aeronáutica, do Exército e da Marinha apóiem os praticantes e competidores. "O esporte não é uma outra atividade para o militar. É uma atividade que é necessária tanto na manutenção da saúde quanto no treinamento psicológico", explicou.
O Capitão Eduardo faz parte da equipe que ficou em terceiro lugar no mundial de Pentatlo Aeronáutico realizado em 2010 na Suécia. A competição envolve provas de navegação aérea, tiro, natação, esgrima, basquete, pista de obstáculos e corrida de orientação e foi criada em 1948 para desenvolver as qualidades necessárias para os pilotos.
A equipe brasileira deverá participar dos Jogos Mundiais Militares, que será realizado em julho no Rio de Janeiro. Para o Sargento Ubiratan Barbosa Xavier, técnico da equipe de atletismo da FAB e também agraciado com a medalha, a expectativa vai além da competição. "Eu espero que seja belíssimo e que seja o ponta pé inicial de várias outras atividades que vamos ter no país", contou.
Fonte: Agência Força Aérea