|

Infraestrutura fica aquém da demanda no setor aéreo



Josef Barat .

A aviação civil brasileira enfrenta forte contradição, cuja solução é postergada há dez anos. A demanda cresceu a taxas anuais de dois dígitos, diversificando-se em decorrência da redução de tarifas e da ampliação do crédito ao consumidor.

O transporte aéreo de passageiros deixou de ser usado só pelos estratos mais altos de renda e nas viagens de negócios. A chamada "classe C" também passou a utilizar aeronaves em viagens antes feitas por ônibus.

Hoje, o volume de passageiros/quilômetro transportados por aviões tende a ultrapassar o dos ônibus em viagens interestaduais e internacionais.

O problema é que a popularização do transporte aéreo não veio acompanhada da oferta de condições condignas de segurança e de conforto nos aeroportos. Os investimentos necessários à ampliação da capacidade das infraestruturas aeroportuária e Aeronáutica não acompanharam o ritmo de crescimento da demanda.

Trata-se de contradição não resolvida de bom tamanho, que se agrava pela inserção do Brasil num mundo globalizado, o que gera pressões adicionais sobre a movimentação nos aeroportos.

Os principais aeroportos brasileiros não têm meios de acesso, condições de pistas e pátios, bem como instalações adequadas para atender tanto a demanda doméstica como a internacional em futuro próximo. Grandes eventos -como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016- agravarão drasticamente os problemas.

Um setor que envolve complexas mudanças tecnológicas, de gestão e formação de recursos humanos não dispõe, no país, de planejamento abrangente e de longo prazo.

Sem planejamento e sem coordenação para a busca de soluções estruturais, corre-se o risco de ficar à mercê de apagões aéreos recorrentes.

JOSEF BARAT é presidente do Conselho de Desenvolvimento das Cidades da Federação do Comércio, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo e ex-diretor da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil).

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP

Foto: Andomenda








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented