Guaratinguetá abriga o maior complexo de ensino técnico da América Latina
Localizada no Vale do Paraíba, a 176 km de São Paulo, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) abre todos os anos 1,5 mil vagas para jovens que já possuem diploma de nível técnico ou que desejam cursar uma das especialidades oferecidas pela Força Aérea em 27 diferentes áreas profissionais.
Durante o curso, o aluno recebe fardamento, assistência médica e odontológica, auxílio para material escolar e uma ajuda de custo mensal (soldo). Os estudantes passam a semana em regime de internato, com a expectativa de serem liberados às sextas-feiras ao final da instrução diária.
A escola oferece dois tipos de oportunidades para quem busca uma profissão na carreira militar: o Curso de Formação de Sargentos (CFS), com duração de quatro semestres letivos e que corresponde ao ensino técnico; e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), para quem já possui diploma de curso técnico, com duração de 24 semanas. O corpo docente da Escola de Especialistas é formado por 180 professores, entre civis e militares.
Estudo – Até o ano passado, a EEAR formou cerca de 64 mil sargentos especialistas para a Força Aérea Brasileira. A concorrência para uma dessas vagas não foi fácil. “É preciso ser persistente. Passei dois anos tentando concretizar esse sonho. Abri mão de muita coisa, mas valeu a pena”, afirma a estudante Fernanda Goulart, primeira colocada no Curso de Formação de Sargentos de 2010.