|

Estudos de propulsão a laser tem reconhecimento em publicação internacional

As atividades brasileiras em hipersônica, em andamento no Instituto de Estudos Avançados - IEAv, são citadas na revista internacional Aerospace America do American Institute of Aeronautics and Astronautics – AIAA, na reportagem “Propulsão para altas velocidades com ar atmosférico”.

É a primeira vez que o Brasil é citado na revista a respeito de estudos deste tipo. Juntamente com os projetos brasileiros, são apresentados o X51-A, dos Estados Unidos, o LEA, da França, e os do Japão e Rússia.

“O Brasil é o único país da América Latina que possui capacitação em pesquisas nas áreas de Aerodinâmica e Hipersônica. No hemisfério sul, são o Brasil e a Austrália”, disse o Coronel Engenheiro Antonio Sala Minucci, diretor do IEAv.

Os projetos 14-X e os ensaios hipersônicos com Propulsão a Laser, em colaboração com o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea Americana, são destacados entre os esforços internacionais em andamento no campo da propulsão para altas velocidades com ar aspirado. Saiba mais.

No futuro, estes sistemas de propulsão serão utilizados em veículos para o transporte de cargas para o espaço, em substituição com vantagem aos foguetes tradicionais. De acordo com o Coronel Sala, no caso particular da propulsão a laser, este é um método limpo, já que a luz do laser propele o veículo, dispensando a utilização de propelentes tóxicos/explosivos. Mesmo no caso do veículo 14X, sendo o combustível hidrogênio, o resultado da combustão será o vapor de água.

A parceria com os Estados Unidos teve início em 2007, com o objetivo de compartilhar conhecimentos entre os países. Os Estados Unidos tinham o conhecimento, mas não os laboratórios. O Brasil é o único país do mundo que faz ensaios de propulsão a laser em túneis de vento hipersônicos, como o T3. Neste período, foram realizados cerca de 25 testes em solo em colaboração com o Departamento de Pesquisa Científica da Força Aérea Americana.

“Os testes no túnel de vento do IEAv são inéditos no mundo. Poucos países detém o domínio da tecnologia”, explicou o Coronel Sala.

O Instituto de Estudos Avançados continua a desenvolver o seu 14-X, um veículo Hipersônico tipo Waverider que voa a Mach 10.

Fonte: IEAv - CECOMSAER







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented