Entrega de Medalha Militar de 50 anos marca o encontro da Turma de 61 na EPCAR
Os ministros do Superior Tribunal Militar (STM) Tenentes-Brigadeiros William de Oliveira Barros e José Américo dos Santos receberam Medalha Militar no Jubileu de Ouro (50 anos) da Turma “Sai da Reta” no último dia 18 de março na EPCAR, em Barbacena (MG).
O encontro contou com cerimônia militar presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, que realizou a entrega da Medalha Militar de Platina como reconhecimento dos 50 anos de serviços prestados.
“Consegui me formar oficial aviador, me especializei na área de busca e salvamento; tive a honra de voar em um grande hidroavião, SA-16 Albatroz, na Amazônia; fui o Comandante do 2º/10º Grupo de Aviação que hoje está na Base Aérea de Campo Grande... agradeço aos amigos, à família, a Deus, e agradeço à Força Aérea Brasileira por essa oportunidade da data de hoje,18 de março de 2011” destacou o Tenente-Brigadeiro William.
A Medalha “significa o reconhecimento do esforço, da tenacidade e daquilo que essa escola me proporcionou” afirmou o Tenente-Brigadeiro José Américo, agraciado pela comenda. “Na festa da Turma nós representamos também os 50 anos da Turma... a nossa Turma também ganhou essa medalha” enfatizou o ministro.
Na cerimônia militar os “alunos veteranos” entraram em forma, desfilaram e entoaram a Canção da EPCAR. Até o automóvel Chevrolet ano 1947, modelo Fleet Master, cor azul liberdade, que servia para atender aos alunos da Turma na época, foi posicionado em tropa e participou do desfile.
Ainda na cerimônia, como reconhecimento da Turma, foi homenageado o seu comandante - na época tenente - o Coronel Costa Pinto, e o eterno professor de educação física, Delmo Maria da Silva, o “Rei”. Logo após a formatura, aconteceu o descerramento da placa comemorativa e foi tirada a foto histórica da Turma.
“Hoje nós tivemos na escola uma solenidade ímpar que acredito que não vai ocorrer novamente por muitos anos” avaliou o Comandante da EPCAR, Brigadeiro Carlos Eurico Peclat dos Santos. “Nós tivemos aqui 150 anos de experiências vividas na Força Aérea por três oficiais que tiveram sucesso e contribuíram muito para que a nossa Força Aérea seja o que ela é hoje” lembrou o Brigadeiro Peclat, se referindo à medalha de 50 anos recebida também pelo Comandante da Aeronáutica no ano passado.