Defesa inicia campanha de rádio e TV para o alistamento militar
O Ministério da Defesa começa a veicular esta semana nas mídias impressa, digital, radiofônica e televisiva a nova campanha publicitária que divulga o Alistamento Militar 2011. A campanha reforça todos os passos necessários para os jovens cumprirem o seu dever, ingressando no serviço militar e fazendo parte da defesa do Brasil.
A campanha conta com a participação de jovens, informando o período de inscrição no Serviço Militar Obrigatório em todo o país. As peças trazem uma linguagem simples, direta e uma mensagem que busca identificar as propostas do Serviço Militar com a juventude atual.
A nova campanha será difundida por meio de spot de rádio, filme para televisão e cinema, peças para mídia digital, além de cartazes que serão distribuídos para fixação nas juntas militares de todo o Brasil. Também serão utilizadas as mídias sociais para veiculação do material publicitário.
A nova campanha contempla as diretrizes contidas na Estratégia Nacional de Defesa, principalmente a que fixa a necessidade de que o Serviço Militar Obrigatório reflita a diversidade sócio-étnica brasileira.
O Serviço Militar é coordenado pelo Ministério da Defesa, que atua em seu planejamento e execução, juntamente com os Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Inclui também outros órgãos e instituições que utilizam dados obtidos nas fases do Serviço Militar (Ministério da Educação, Ministério da Saúde, no caso da Campanha do MFDV na Amazônia e em outras áreas carentes; IBGE; Ministério das Cidades, em áreas carentes; além de prefeituras municipais).
No ano passado 1,650 milhão de jovens se alistaram para ingresso nas Forças Armadas nas 5.235 Juntas de Serviço Militar distribuídas por todo o território nacional. Depois de submetidos a uma seleção, a previsão de incorporação para este ano é de 90.646 mil jovens.
Documentação exigida
O alistamento militar é o ato prévio e obrigatório a que estão sujeitos todos os brasileiros do sexo masculino. O período de alistamento se inicia no primeiro dia útil de janeiro e vai até o último dia útil de abril. A documentação exigida é a certidão de nascimento ou prova equivalente e duas fotos recentes, tamanho 3x4.
O jovem deve se alistar no ano em que completar 18 anos de idade na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. A Junta de Serviço Militar é um órgão da administração municipal operada por funcionários designados pelo prefeito e segue horário de expediente determinado pela Prefeitura.
A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o serviço militar será feita pela seleção geral, o que não significa que o conscrito será atendido em sua pretensão.
Existem duas formas de ingresso nas Forças Armadas. A primeira é por meio de concurso público que habilita o aprovado a entrar nas escolas militares. A segunda é por intermédio do alistamento militar.
Ouça spot em mp3
Fonte: Ministério da Defesa