Bauru: Aeroporto em céu de brigadeiro
Terminal Moussa Tobias receberá técnicos da Aeronáutica nos próximos dias 15 e 16 para treinar pessoal que vai operar aparelhos de navegação para voo instrumentalizado.
Após mais de dois anos de prazos não cumpridos e adaptações, a novela no aeroporto Moussa Tobias está próxima do fim. Ainda não há uma data definida para que o aeroporto passe a operar através de instrumentos de navegação, mas é certo que o último capítulo da novela será apresentado nos dias 15 e 16 de março.
O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) foi oficializado no último dia 23 de fevereiro para que viabilizasse local, material e convocasse controladores para o treinamento final após a homologação do aeroporto. Nos dias 15 e 16 de março, os técnicos da Aeronáutica estarão em Bauru para realizar instruções de voos por instrumentos e apresentar as novas cartas aeronáuticas aos controladores de voos da cidade.
Passada esta última fase, o aeroporto Bauru/Arealva vai esperar apenas o "ok" do Cindacta II para começar a operar por instrumentos. Segundo informações do Daesp, o prazo de espera pelo aval do Cindacta II é "curto", uma vez que a homologação do aeroporto para voos por instrumentos já foi feita.
Atualmente, as aterrissagens no aeroporto Moussa Tobias são feitas apenas com apoio visual. Sendo assim, se o tempo estiver ruim as aeronaves tem que sobrevoar a cidade até que o céu apresente melhores condições ou mudar a rota para pouso em outras cidades. Com o voo por instrumentos, esse problema vai acabar.
O vereador Fernando Mantovani (PSDB), que acompanha a novela do aeroporto Moussa Tobias, explica que a demora para a liberação do Bauru/Arealva ocorreu porque foram necessárias várias reformas e adaptações no aeroporto ao longo destes mais de dois anos. "Todas as vezes que a Aeronáutica vinha fazer fiscalização era necessário realizar reformas", explica o vereador.
Segundo Mantovani, a homologação significa que já está tudo pronto no Moussa Tobias."Eu acredito que fazendo este treinamento o processo é rápido", afirma. "O pouso apenas visual gerava muito perigo. Isto acabou com a homologação e operação por aparelho", completa.
Segundo o vereador, essa é uma fase que foi vencida. De agora em diante haverá uma continuidade e outros problemas aparecerão com o crescimento do aeroporto e um possível aumento na procura por voos, que agora serão mais confiáveis e seguros.
Números
Apesar das sucessivas desistências das companhias aéreas de operar no aeroporto Moussa Tobias. O ano de 2010 foi um ano de crescimento para o aeroporto. No ano passado, 97.334 passageiros passaram pelo aeroporto, segundo informações do Daesp. Em 2009, este número foi de 41.234 passageiros. Em número de voos recebidos o Moussa Tobias também registrou crescimento. Foram 6.897 voos recebidos em 2009 e 8.390 em 2010. O movimento de cargas dobrou no ano passado. O movimento foi de 1.200 toneladas.
Fonte: Agência Bom Dia / NOTIMP