Rio recebe a Tocha Olímpica dos 5º Jogos Mundiais Militares e tem 3,5 mil na Corrida da Paz
A cidade do Rio de Janeiro recebeu na manhã do dia 20 de fevereiro o fogo olímpico, simbolizando o início dos Jogos Mundiais Militares de 2011. A tocha foi transportada pela aeronave da Força Aérea Brasileira e chegou ao III Comando Aéreo Regional (COMAR) às 8h20, sendo recebida pelo Coordenador Geral do Comitê de Planejamento Operacional dos Jogos (CPO), General de Brigada Jamil Megid Júnior, que a levou até o Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, escoltada por militares das Forças Armadas. Fonte: III COMAR
A Corrida da Paz iniciou às 9h, com a largada e a chegada no Monumento dos Pracinhas e reuniu atletas das Forças Armadas e o público civil e militar. A Corrida, com percurso de 10 Km pelo Aterro do Flamengo, Zona Sul Carioca, contou com a participação de 5.000 corredores e a Caminhada da Paz, com percurso de 3 Km obteve 3,5 mil inscritos.
O primeiro a chegar na categoria masculina foi o militar do Exército José Gutemberg Ferreira que finalizou com o tempo de 30 minutos e 3 segundos, seguido dos próximos colocados: Eliezer de Jesus Santos ( 30’18), Fabiano Gomes dos Santos (30’26), José Cícero Eloy (30’30) e José Saraiva Brazão Junior (30’44). Na categoria feminina, a primeira foi a militar da Marinha Denise Paiva com o tempo de 36 minutos e 45 segundos, seguida de Viviane Figueiredo, Vianca Pereira, a militar da Aeronáutica Juliana Paula de Souza ficou em quarto lugar, e Camila Campanhola com o quinto lugar.
A competição acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo desde 2006 e comemora o aniversário do Conselho Internacional de Esportes Militar (CISM). O evento tem como objetivo promover a integração das Forças Armadas com a sociedade civil por intermédio do esporte, além de divulgar os 5º Jogos Mundiais Militares de 2011.