Ministro Jobim agenda visita para conhecer projetos em São José dos Campos
Na segunda-feira, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, fará uma visita ao parque tecnológico de São José dos Campos, onde conhecerá o projeto da Embraer para o Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Aeronáuticas e a proposta da Vale Soluções em Energia para o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Energia, dedicado ao desenvolvimento de soluções energéticas inovadoras, eficientes e ambientalmente sustentáveis.
A Vale também selecionou uma área no parque para construir uma das três unidades do seu Instituto Tecnológico Vale, instituição de pesquisa e ensino de pós-graduação voltada para a inovação em áreas estratégicas. Com investimento estimado em R$ 100 milhões, o instituto, segundo o diretor Luiz Mello, terá uma área construída de 30 mil metros quadrados. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2012.
No total, a Vale vai destinar R$ 320 milhões para a construção, contratação de pessoal e compra de equipamentos para os três institutos. As outras unidades serão implantadas em Ouro Preto (MG), com pesquisas focadas em mineração do futuro, e em Belém (PA), para o desenvolvimento sustentável. Inicialmente, de acordo com Mello, cada campus vai abrigar cerca de 400 profissionais.
A Vale já opera uma unidade no parque, criada em dezembro de 2007, por meio de uma associação com o BNDES. A empresa está instalada em uma área de 100 mil metros quadrados, onde trabalham mais de 300 cientistas, engenheiros e técnicos. Suas atividades contemplam o desenvolvimento de equipamentos e sistemas de geração de energia e potência.
Entre os equipamentos em desenvolvimento pela companhia está um sistema termogerador de energia, alimentado por biocombustíveis ou pelos tradicionais combustíveis fósseis. As entregas do produto estão previstas para o início de 2012. Os programas de desenvolvimento são feitos em parceria com o ITA e a Escola de Engenharia de São Carlos.
Fonte: VALOR ECONÔMICO / NOTIMP